Alunos do curso de Jornalismo do IPA produzem material para Tribunal de Justiça do RS

Instituição de ensino e TJ-RS firmam parceria para a produção de conteúdos digitais

Apresentação do conteúdo - Reprodução

O curso de Jornalismo do IPA e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) firmaram uma parceria para a produção de conteúdos digitais relacionadas ao mundo jurídico. A colaboração funciona como uma oportunidade para os alunos da disciplina Estágio II experimentarem a comunicação na vida real. 

A professora Valéria Deluca, responsável pela disciplina, explica que o desafio foi atender o desejo do Tribunal de se aproximar da população gaúcha a partir das redes sociais. "A instituição tem a obrigação de devolver para a sociedade o conhecimento que constrói em forma de produtos e serviços que melhoram a qualidade de vida das pessoas", acredita. 

Para a estudante Daiana Garcia, é um grande desafio. "A oportunidade de contribuir em um projeto que será veiculado pelas redes do Tribunal de Justiça do RS, um órgão com mais de 18,6 mil seguidores no Instagram e 121,3 mil no Facebook, foi um desafio e uma honra para nós", destaca e acrescenta: "Pesquisamos cores tendência, vetores que ilustrassem tais expressões e redigimos textos que buscam o diálogo com os seguidores. Agradeço ao IPA pela chance de participar desta empreitada".

O aluno Lucas Belifel também comemora a oportunidade e diz que o estágio é uma etapa importante para o desenvolvimento da carreira de todo profissional. "Mais do que ganhar experiência, ele oferece conhecimento, competências e uma relação prática da teoria vista em sala de aula", declara. O colega Douglas Webber complementa que, "mesmo com a distância, está sendo possível aprender muito no estágio. O contato com o meio, mesmo virtual, nos dá experiência na área e isso é muito importante. Experiência real de jornalismo em um período de home office até em redações".

O Projeto Simplifica ajuda na tradução de termos habituais relacionados à Justiça por meio de uma linguagem coloquial e sob a perspectiva de uma geração vinculada à comunicação digital. A primeira etapa de produção conta com uma série de 10 posts sobre termos jurídicos e, na sequência, será produzida uma nova série tratando dos direitos e deveres do cidadão.

Os primeiros materiais produzidos foram apresentados ao presidente do Conselho de Comunicação do TJRS, desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, durante uma aula virtual conduzida pela professora Valéria, que também é coordenadora do curso, e prestigiada pelo reitor do IPA, professor Marcos Wesley da Silva. "Nossos estudantes estão participando de um momento histórico, com a iniciativa do Poder Judiciário de levar ao conhecimento das pessoas o seu trabalho de maneira simples e atrativa", disse o reitor. 

O desembargador destacou a importância da aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade. "É fundamental que as pessoas estejam bem informadas sobre a atuação da Justiça, um dos pilares democráticos do nosso País. E é preciso sempre inovar, dar impacto visual para que a mensagem seja facilmente compreendida e absorvida", afirmou.

Estão cursando a disciplina de Estágio II os estudantes Daiana Garcia, Douglas Webber, Lucas Belifel, João Batista de Souza Rodrigues Filho e Kellen Paim. A produção das peças contou com o apoio dos técnicos da agência Multiverso IPA Alessando Davila e Thiago Ferreira.

Comments