Ciclo sobre o cinema gaúcho na perspectiva dos direitos humanos se inicia hoje na Sala Redenção

Espaço da Ufrgs exibe oito filmes seguidos de debates com cineastas que atuaram nas produções

Evento acontece até dezembro - Reprodução

A partir de hoje, 17, às 16h, a Sala Redenção recebe o 'CineCiess', ciclo de filmes e debates promovido em parceria com a Escola do Centro Interdisciplinar de Educação Social e Socioeducação (Ciess) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Com o título 'O cinema gaúcho na perspectiva dos direitos humanos', o local terá oito exibições seguidas por bate-papos com cineastas que atuaram nas produções. Com entrada gratuita, a ação ocorre até dezembro, com uma sessão por mês, sempre em uma quarta-feira, no mesmo horário.

A programação será inaugurada com 'Yonlu' (2017), que marcou a estreia de Hique Montanari na direção de longa-metragem. Após a projeção do vídeo, o diretor e roteirista gaúcho conversa com o público. A obra se baseia na história real do adolescente Vinicius Gageiro Marques, conhecido pelo nome artístico Yonlu. Premiado em diferentes festivais nacionais e internacionais, o longa foi uma das 22 produções brasileiras habilitadas a concorrer à indicação de Melhor Filme Estrangeiro ao Oscar 2019. 

Na próxima quarta-feira, 21, será a vez de 'Filme sobre um Bom Fim'. Dirigido por Boca Migotto e produzido pela Epifania Filmes, o documentário trata de temas como ditadura militar e militância política ao retratar o movimento jovem no bairro porto-alegrense na década de 1980. O debate será com o cineasta Boca. A programação completa do 'CineCiess 2023' pode ser conferida neste link.

Comentários