Em ano sem Carnaval, Universidade se mobiliza para falar sobre o tema

Projeto 'Muamba Ufrgs' traz o universo de escolas de samba, tribos carnavalescas e blocos de rua de Porto Alegre, em produções jornalísticas e oficinas

Luiz Augusto Lacerda - Crédito: Ana Laura Freitas

Os encontros com aglomeração foram interrompidos devido à pandemia do novo coronavírus e, com o Carnaval, não foi diferente. Em Porto Alegre, o tradicional evento cultural que ocorre todos os anos sofreu um impacto por conta deste contexto. Diante disso, diversos setores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) se mobilizaram para fazer o 'Projeto Muamba Ufrgs', que tem o intuito de trazer o universo de escolas de samba, tribos carnavalescas e blocos de rua da cidade, em produções jornalísticas e oficinas. A iniciativa começa a partir de amanhã, 9.

O evento é uma realização conjunta do Jornal da Universidade, do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (Ilea) e do Departamento de Difusão Cultural (DDC). O encontro vai ser transmitido ao vivo no canal da Ufrgs TV no YouTube, onde depois ficará disponível.

Nesta terça-feira, 9, às 18h30min, será debatido o tema 'Esquinas - Ciclo de Debates/Carnaval e Cidade, com Milton Cunha, comentarista de carnaval da Rede Globo e pós-doutorando no Observatório de Carnaval/UFRJ; Nilton Deoclides Pereira, presidente da Bambas da Orgia, e Laura Spritzer Galli, mestra em História pela Ufrgs, cuja dissertação trata do Porto Seco. A mediação é da jornalista Fernanda da Costa, repórter do Jornal da Universidade.

Na quinta-feira, 11, será publicada uma série de reportagens sobre o papel das entidades carnavalescas, enquanto agentes socioculturais, no jornal da instituição. Na sexta-feira, 12, às 20h, ocorre uma oficina de adereços, ministrada por Luiz Augusto Lacerda, aluno do Bacharelado em Artes Visuais no Instituto de Artes. Na segunda-feira, 15, às 12h, o tema é 'Matéria especial sobre Blocos de Carnaval', nomes como Thiago Pirajira, pesquisador da Ufrgs e artista cofundador do Bloco da Laje, darão seus depoimentos.

De 15 a 19 de fevereiro, 18h30min, a Rádio da Universidade apresenta o assunto:  'Especial com escolas de samba e tribos carnavalescas'. Serão trazidas entrevistas com nomes do Carnaval de Porto Alegre. Carnavalescos de diferentes gerações, vinculados a Escolas de Samba da Série Ouro e Tribos, falarão sobre sua relação com o Carnaval e compartilharão os sambas-enredo que mais marcaram suas trajetórias. A apresentação é do jornalista Everton Cardoso. O programa vai ao ar na 1080 AM e pelo site da Rádio da Universidade. Após a transmissão, as edições ficarão disponíveis no Anchor e no Spotify.

Comments