Estudantes da Univates são finalistas da '14ª Bienal Brasileira de Design'

Ana Laura de Paoli Costa, Larissa Machado Carletto, Marcelo Betti e Tainá Luisa da Silva foram classificados na categoria 'Projetos Acadêmicos'

Da esquerda para direita: Ana Laura de Paoli Costa, Larissa Machado Carletto, Marcelo Betti e Tainá Luisa da Silva - Crédito: Reprodução

A Universidade do Vale do Taquari (Univates) conta com quatro estudantes como finalistas da '14ª Bienal Brasileira de Design'. A competição reconhece os melhores projetos de Design gráfico em 15 categorias, incluindo tanto trabalhos acadêmicos quanto profissionais. Os alunos Ana Laura de Paoli Costa, Larissa Machado Carletto, Marcelo Betti e Tainá Luisa da Silva foram classificados na categoria 'Projetos Acadêmicos', cada um com projetos que refletem suas preocupações sociais. O evento ocorre entre 6 e 20 de dezembro, em Aracaju, no Sergipe. 

Rodrigo Bod, coordenador do curso de Design da Univates, destacou a importância dessa conquista, pois é uma forma de mostrar que o trabalho desenvolvido nas disciplinas da faculdade tem potencial e qualidade. Conforme o professor, "o evento  também oferece uma oportunidade de exibição física dos projetos selecionados, que podem ser escolhidos para integrar a mostra principal da Bienal".

Sobre os trabalhos

A aluna Ana Laura levará à Bienal o livro 'As raízes de Dandá', inspirado em sua infância e nas questões raciais enfrentadas por ela. O projeto aborda a valorização dos traços naturais, como o cabelo afro, e visa a fortalecer a autoestima das meninas negras. "Vi que era a hora de criar algo para ajudar as garotas que sentiram o que senti na minha infância e dar a elas um livro e uma história de afeto", explica.

Larissa concorre com a animação 'Sobre Vidas, Sentidos e Cores', que explora o design emocional para promover a conscientização ambiental. O projeto é um chamado para a preservação da Floresta Amazônica e ao respeito ao meio ambiente, usando tecnologia e arte digital.

O estudante Marcelo foi selecionado por seu livro 'Júlio e as Cores do Coração'. Na obra é retratada a jornada de autodescoberta de Júlio, um menino que, para preencher um vazio no coração, decide colorir o próprio com as cores do arco-íris. Na publicação ainda são abordados temas como diversidade e inclusão.

Já a Tainá criou o projeto 'Caminhe', um jogo de tabuleiro inspirado em uma campanha de RPG que ela joga com os amigos. A ideia surgiu da vontade de dar vida a uma campanha de RPG de Mesa, transformando-a na modalidade de tabuleiro. O trabalho recebeu destaque pelo design dos personagens e pela conexão visual com o universo do jogo.

Comments