Fabico/Ufrgs promove encontro com ex-jogador de futebol Afonsinho

Atividade com o primeiro atleta a conseguir passe livre no Brasil acontece nesta quinta-feira

Atividade com Afonsinho acontece nesta quinta-feira - Reprodução/ Museu do Futebol

Nesta quinta-feira, 23, a partir das 14h, os alunos da disciplina de Jornalismo Esportivo da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Universidade federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) conversarão com o ex-jogador de futebol e primeiro atleta a ter passe livre, Afonsinho. A entrevista será realizada por meio de videoconferência. A atividade será aberta ao público e acontecerá no auditório 2 da Fabico (Rua Ramiro Barcelos, 2705 - bairro Santana), em Porto Alegre. 

Conforme a ministrante da disciplina, a professora e pesquisadora Sandra de Deus, esta é a primeira vez que o futebolista conversa com estudantes e "tem uma linda trajetória", exaltou ao Coletiva.net. A docente explicou que, ao longo do semestre, os alunos vêm desenvolvendo diferentes discussões sobre questões que permeiam o Jornalismo Esportivo, e a história do atleta e o direito ao passe são temas relevantes a serem debatidos. "Eu fiz o contato com o Afonsinho e ele aceitou", afirmou. Como ele é uma pessoa importante no cenário esportivo e muitas pessoas querem ouvi-lo, a comunicadora abriu o evento para quem tiver interesse também poder participar.

Afonsinho

Afonso Celso Garcia Reis nasceu em 3 de setembro de 1947 em São Paulo. Como jogador de futebol, atuou como meia-direita em times como XV de Jaú, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Olaria, Santos e Vasco. Atuou também como médico, profissão pela qual se aposentou em 2019.

Em março de 1971, Afonsinho se tornou o primeiro jogador a conseguir passe livre no Brasil. Esse direito foi regulamentado somente 27 anos depois, em março de 1988, pela  Lei n° 9615, conhecida também como Lei Pelé.

 

Comentários