Festival Santa Cruz de Cinema anuncia vencedores

'Vestido de Myriam', de Lucas Rossi, do Rio de Janeiro, levou o troféu Tipuana na categoria de melhor filme

'O Vestido de Myriam' foi eleito Melhor Filme - Reprodução

Em sua primeira edição, o Festival Santa Cruz de Cinema divulgou os vencedores da competição. O 'Vestido de Myriam', de Lucas Rossi, do Rio de Janeiro, levou o troféu Tipuana na categoria de Melhor Filme. O evento foi realizado pelo Sesc e pela Pé de Coelho Filmes, em parceria com o curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc),

O enredo do 'Vestido de Myriam' se desenvolve em torno de um casal de idosos que mora sozinho em uma casa singela na zona rural. Ao perder a esposa, o personagem, interpretado pelo gaúcho Tonico Pereira, depara-se com uma nova e delicada realidade. O trabalho também foi premiado nas categorias Direção de Arte, para Junior Paixão; Melhor Ator, para Tonico Pereira; e Roteiro, para Lucas Rossi e Cacá Ottoni.

Ao todo, o festival recebeu 538 inscrições para a mostra competitiva. Do Rio Grande do Sul, Pedro Rocha levou a categoria de Melhor Direção de Fotografia com o curta 'Telentrega', e Thais Fernandes ganhou o de Melhor Montagem, com 'Um Corpo Feminino'. Também receberam o prêmio de Melhor Desenho de Som os gaúchos Kiko Ferraz, Christian Vaisz, Ricardo Costa e Thiago Gautério; e Ìdòwú Akínrúlí e Gustavo Foppa, na categoria Melhor Trilha Sonora, com o curta 'Fè Mye Talè'.

A noite de premiação contou com a presença da homenageada do festival, Liliana Sulzbach. Na ocasião, a cineasta e jornalista convidou o público a refletir sobre o contraste entre a desvalorização dos profissionais que se dedicam ao cinema e a importância da arte e da dramaturgia para a construção social do indivíduo.

Confira os vencedores do Troféu Tipuana:

Melhor Filme: 'O Vestido de Myriam' (RJ), de Lucas Rossi

Melhor Direção: Allan Ribeiro, por 'O Quebra-Cabeça de Sara' (RJ)

Melhor Direção de Fotografia: Pedro Rocha, por 'Telentrega' (RS)

Melhor Atriz: Léa Garcia, por 'Acúmulo' (RJ)

Melhor Ator: Tonico Pereira, por 'O Vestido de Myriam' (RS)

Melhor Direção de Arte: Junior Paixão, por 'O Vestido de Myriam' (RJ)

Melhor Roteiro: Lucas Rossi, por 'O Vestido de Myriam' (RJ)

Melhor Montagem: Thais Fernandes, por 'Um Corpo Feminino' (RS)

Melhor Trilha Sonora: Ìdòwú Akínrúlí e Gustavo Foppa, por 'Fè Mye Talè' (RS)

Melhor Desenho de Som: Kiko Ferraz, Christian Vaisz, Ricardo Costa e Thiago Gautério, por 'Telentrega' (RS)

Comentários