Grupo de pesquisa da Furg transforma teses e dissertações em série de podcasts

'Lyuba Duprat: objetos e afetos' é o primeiro programa da série de narrativas

Divulgação

O grupo de pesquisa Ribombo, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), passou a transformar teses e dissertações em uma série de podcast. A ideia, a partir do programa intitulado 'Lyuba Duprat: objetos e afetos', é contar a vida e o legado da professora rio-grandina de língua e cultura francesas, junto com a pesquisadora Olívia Nery, da PUC.

O primeiro episódio é baseado na dissertação 'A invisibilidade na materialidade: as pontes de memória nos objetos de Lyuba Duprat, de Olivia Nery. Os cinco episódios do tema serão disponibilizados a partir desta sexta-feira, 20, nas redes sociais do grupo. O evento de lançamento ocorrerá em 1º de dezembro, às 14h, na plataforma Google Meet, e contará com a participação das pesquisadoras Maria Letícia Mazzuchi Ferreira, da UFPel; Nubia Hanciau e Luciana Dolci, ambas da Furg; e do secretário de Cultura do município, Ricardo Freitas.

A iniciativa busca promover a discussão e o diálogo sobre novas formas de guardar a memória e de popularizar a Ciência. O conteúdo produzido pelo projeto fica hospedado no site do grupo Ribombo. A próxima série de podcasts deverá tratar de saúde mental do magistério.

Lyuba Duprat (1900-1994) lecionou por mais de 70 anos em Rio Grande ao longo do século 20. A professora recebeu a condecoração Palmes Académiques, na França, e o título de professora Honoris Causa em agosto de 1992, em Rio Grande. Desde 2005, o Instituto de Artes e Letras (ILA) abriga uma sala de documentação com seu nome, com objetos pessoais, doações em livros e outros materiais relativos à cultura francesa.

Comentários