Grupos de pesquisa da UFSM e Ufrgs lançam minimanual para coberturas sobre mudanças climáticas
Material é organizado por Eloísa Beling Loose, Ilza Maria Tourinho Girard e Márcia Franz Amaral
Os grupos de pesquisa e estudos de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e de Jornalismo Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) lançaram um minimanual para coberturas jornalísticas sobre mudanças climáticas. O produto tem como objetivo oferecer para estudantes e profissionais da área da comunicação conhecimento sobre coberturas jornalísticas que envolvem o meio-ambiente. O material conta com organização de Eloísa Beling Loose, Ilza Maria Tourinho Girard e Márcia Franz Amaral.
O material traz assuntos relacionados ao trabalho da imprensa jornalística em relação às mudanças climáticas, como fontes, dicas, conselhos de como abordar o assunto, questões referentes à realidade do profissional e também temáticas sobre a pandemia. O minimanual pode ser acessado em formato de PDF ou por meio do site.
O minimanual teve a primeira edição publicada em 2020. A ideia surgiu a partir do documento 'Los Medios de Comunicación y el Cambio Climático', que contém o 'Decálogo sobre el Cambio Climático', elaborado pela Fundación Ecología y Desarrollo (ECODES) e pelo Grupo de Investigación Mediación Dialéctica de la Comunicación Social da Universidad Complutense de Madrid (Espanha), que são apoiadores e parceiros do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM no Programa da CAPES PrInt.