IPA anuncia intenção de transferência de alunos para a PUC

Coletiva.net conversou com os ex-discentes de Jornalismo para saber de que maneira ocorre este processo

IPA não oferece mais graduação em Comunicação - Crédito: Reprodução

Após o anúncio do encerramento de diversos cursos do Centro Universitário Metodista - IPA, sobretudo os de Comunicação, os alunos correm e procuram outras instituições de ensino. Nesta semana, anunciou-se um convênio com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC), para proporcionar a transferência dos estudantes que foram atingidos. O Coletiva.net conversou com os, agora, ex-discentes de Jornalismo para saber de que maneira está ocorrendo este processo.  

A universitária Bruna Souza, formanda, mostrou-se preocupada com a situação. "Quando a primeira parte do susto passou, realmente descobri que estávamos no escuro. Ir atrás de outra faculdade, pedir transferência, sendo bolsista ou não e fora de época, não é fácil. Não posso negar que as opções do IPA foram rasas. Agora no final a melhor opção mostrou ser a PUC", destacou. 

A instituição apresentou alternativas aos estudantes, como, por exemplo, a transferência para outros cursos ou a opção em EAD da Educação Metodista. Conforme a estudante Ilana Xavier, também formanda de Jornalismo, a opção pela PUC foi a mais adequada e aconteceu com naturalidade. "Me senti acolhida, como sempre no IPA. Eles podiam fechar e não se preocupar com a continuidade dos nossos estudos. O quesito humanidade foi a única parte boa deste processo doloroso. Torço que os professores da PUC nos recebam com um cuidado que honre o que vivemos no IPA. É uma instituição renomada, que ofertou bolsas exclusivas para transferências", finalizou Ilana. 

Por meio da assessoria de imprensa, o IPA informou que os alunos estão sendo convidados a aderir ao convênio. A proposta vem sendo divulgada em encontros presenciais, que estão ocorrendo entre 24 e 27 de fevereiro. Os cursos encerrados em 18 de fevereiro foram Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design de Interiores, Engenharia Civil e de Produção, Jornalismo, Música, Pedagogia, Publicidade e Propaganda e Serviço Social.

Comments