IPA e UniRitter se adaptam para encerrar o semestre à distância

Coletiva.net ouviu as instituições para saber como estão se mobilizando para manter prazos e qualidade do ensino

Fachadas da UniRitter Zona Sul e IPA - Reprodução

A pandemia do novo coronavírus afetou diversos setores da sociedade. Para evitar aglomerações, as instituições de ensino tiveram as atividades suspensas e precisaram se adaptar para dar continuidade às aulas. A modalidade à distância se tornou uma alternativa para a possível finalização do semestre letivo. Coletiva.net conversou com representantes do IPA e da UniRitter, ambas universidades de Porto Alegre, para saber como as instituições de ensino superior avaliam a utilização das plataformas digitais na continuidade da formação.

Valéria Deluca, professora e coordenadora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Turismo do IPA, declarou ao Coletiva.net que, desde o começo da suspensão das aulas presenciais, a instituição se mobilizou para dar continuidade às aulas na modalidade online, conforme autorização do Ministério da Educação (MEC). As aulas seguem utilizando plataformas digitais, cumprindo o número de encontros e a carga horária das disciplinas.

"Os professores levam convidados que fazem análises sobre o momento que estamos vivendo, associando aos conteúdos que precisam ser desenvolvidos. O contexto atual tem pautado as aulas. A necessidade de readaptação da área é pauta das aulas e um exercício para preparar nossos estudantes para o mercado", explicou Valéria.

Sobre o retorno das atividades presenciais, o IPA está definindo uma série de protocolos para a volta ao campus com segurança, evitando aglomerações e respeitando as normas impostas pelas autoridades sanitárias. O vestibular de inverno da Instituição será online, e as inscrições já estão abertas pelo site.

Luciano Suminski, coordenador dos cursos de Jornalismo, Produção Audiovisual e Relações Públicas da UniRitter, falou sobre as atividades que a universidade tem desenvolvido e contou que o setor considera o saldo positivo neste final de semestre, tanto para os estudantes quanto para os colaboradores. As atividades acontecem via Blackboard/Collaborate (mesma plataforma utilizada pelos cursos EAD) e tem recebidos alguns profissionais da área para palestras e atividades ao vivo. 

Suminski, salientou que, mesmo com o bom desempenho dos estudantes, é notável o cansaço: "Não tem sido fácil, tanto para os professores quanto para os alunos. Muitos possuem dificuldades financeiras, e também é preciso um grande equilíbrio emocional e uma estrutura familiar para poder assistir as aulas de forma remota. Está todo mundo se adaptando". 

O professor também destacou a importância de manter os alunos ativos e ementa a satisfação dos docentes e funcionários diante da quantidade de atividade realizadas durante esse período: "Nós comemoramos as ações realizadas, essas dinâmicas têm elevado a auto estima dos nossos alunos, acredito que eles saiam fortalecidos desse processo".' 

Luciano ainda comentou sobre a ideia de, no próximo semestre, o setor realizar um projeto com as produções feitas pelos alunos durante o período de isolamento. O vestibular da UniRitter para o segundo semestre deste ano está ocorrendo de forma digital, pelo site. Os candidatos se inscrevem e podem realizar a prova na mesma hora. Os aprovados também farão a matrícula online. A prova pode ser feita até 13 de junho.

Comentários