LabSeis da UFN promove oficinas de Audiovisual

Laboratório dos cursos de Comunicação da Universidade Franciscana proporciona aos estudantes práticas para produções

Acadêmicos no Workshop de After Effects - Crédito: Vitória Oliveira

O ciclo de oficinas promovido pelo Laboratório de Audiovisual dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda (LabSeis) da Universidade Franciscana (UFN), de Santa Maria, iniciou-se na última semana. O objetivo é proporcionar aos estudantes práticas de temas relevantes para a produção de produtos no segmento. O primeiro workshop foi uma introdução ao After Effects - programa de criação de gráficos com movimento e efeitos visuais. 

A programação continua entre hoje, 4, até esta quinta-feira, 8, com a oficina 'Iluminação e Narrativa'. De 11 a 13 de abril, o curso é sobre 'Vídeo Infográfico'.  As temáticas são oferecidas pelos cursos de Comunicação e têm como instrutores os técnicos Jonathan de Souza, editor de vídeo, e Alexandre Pedrollo, que também atua como cinegrafista e editor.

Segundo Jonathan de Souza, que ministra o curso de After Effects, a ideia é ensinar o básico do programa e, ao final dos três dias, ter pelo menos um produto audiovisual  finalizado. Conforme ele explica, "a meta é que seja feito um stories pro laboratório que está promovendo as oficinas".

De acordo com a professora Neli Mombelli, que integra o LabSeis, esta proposta surgiu por meio de uma demanda observada na carência destes conteúdos nos alunos. "Com essas oficinas estes conteúdos podem ser mais aprofundados, pois os professores muitas vezes não conseguem abordar todas essas questões em suas disciplinas", explica.

Os estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda aprovaram a ideia das oficinas. Para Vitória Cornel, aluna do oitavo semestre de Publicidade e Propaganda, o workshop é uma oportunidade para aprofundar o domínio destes conteúdos, pois tem interesse na área de animação. "Eu pensava que essas práticas de audiovisual eram difíceis e muito além do que eu  poderia fazer, mas realizando a oficina percebi que é trabalhoso, mas é possível fazer tudo o que queremos."

Comentários