Livro de memória e arte relembra 70 anos da gráfica da Ufrgs

Evento de lançamento será nesta sexta-feira, no Centro Cultural da universidade, em Porto Alegre

apa do livro sobre os 70 anos da Gráfica da Ufrgs - Divulgação

As sete décadas da Gráfica da Ufrgs são lembrados no livro '70 anos da Gráfica da Ufrgs - entre memórias e artes da impressão', o qual será lançado nesta sexta-feira, 30, às 17h, no Centro Cultural da universidade (Rua Eng. Luiz Englert, 333 - Farroupilha), em Porto Alegre. A publicação está dividida em duas partes: a primeira reúne fotografias, documentos e depoimentos de servidores que viveram diferentes períodos na empresa.

O material apresenta uma série de transições na indústria gráfica a partir de meados do século XX, passando da tipografia ao offset, e registrando a chegada da impressão digital. A segunda parte do livro traz uma amostra da arte de impressão gráfica produzida por 57 artistas que responderam a duas chamadas de incentivo às artes, ambas lançadas pela gráfica neste ano, cujo foco foi em estudantes de graduação da universidade e autores que residem no Rio Grande do Sul.

Originalmente, em 1948, as instalações da gráfica eram nos porões da Faculdade de Direito. A empresa começou a funcionar com uma pequena impressora multilith e, atualmente, dispõe de um parque gráfico que atende a estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes da instituição de ensino.

A obra '70 anos da Gráfica da Ufrgs - entre memórias e artes da impressão' foi organizada pela professora Helena Kanaan, do Núcleo de Arte Impressa do Instituto de Artes. Ela contou com a parceria da programadora visual Michele Bandeira e da produtora cultural Thaís Aragão, ambas do quadro da Gráfica da Ufrgs.

Comments