Produzido por alunos da Famecos, 'LabJ Podcast' é lançado

Programa tem como objetivo trazer jornalistas para falarem sobre coberturas realizadas nas enchentes do Rio Grande do Sul

Jornalista Isadora Aires (esquerda) e, à direita, de baixo para cima: Marco Charão, Gabrielly Camargo Lima e Eduarda Wisniewski - Crédito: Reprodução

Alunos do Laboratório de Jornalismo Integrado da Escola de Comunicação, Arte e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) lançaram o primeiro episódio do 'LabJ Podcast'. O projeto tem como objetivo trazer profissionais do Jornalismo que trabalham na cobertura das enchentes do Rio Grande do Sul. O conteúdo é um programa semanal e pode ser conferido no Youtube da Famecos.

A cada semana, serão entrevistados pelos alunos profissionais de Jornalismo sobre os desafios enfrentados, histórias que ali encontraram ou passaram e proporcionar reflexões que envolvem o trabalho dentro da imprensa. A primeira entrevista do episódio foi realizada com a jornalista Isadora Aires, repórter da CNN Brasil em Porto Alegre. 

A profissional é formada em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e atuou no Grupo RBS de fevereiro de 2022 até setembro de 2023. Durante a entrevista, comentou sobre diferentes aspectos que envolvem a cobertura das enchentes. De acordo com Isadora, tem sido um momento diferente e difícil, pois tem que reportar e lidar diariamente com os fatos que estão impactando também na própria vida. Além disso, destacou os desafios de entrevistar as pessoas que foram afetadas de alguma forma. "O jornalista sempre tem que estar preparado pra tudo, mas a gente não está, somos seres humanos. Acho que a adrenalina ajuda um pouco", comentou na entrevista.

Para a acadêmica do sexto semestre do curso de Jornalismo, Eduarda Wisniewski, o contato com profissionais já formados e que estão enfrentando esse tipo de cobertura é emocionante. "É riquíssimo a gente ter contato com profissionais já formados e que estão enfrentando coberturas jornalísticas emocionantes e desafiadoras", afirma. Além dela, fazem parte do projeto, os estudantes-estágiarios Felipe Teixeira, Gabrielly Camargo Lima, Gustavo Fontella, Luciana Weber e Marco Charão e com o apoio dos voluntários: Anita Ávila, Eduardo Gonçalves, Felipe Munari, Lury Stocco, Maria Heloísa Pinzetta, Sofia Villela e Thierry de Deus.

Comentários