PUCRS participará do SXSW 2023 com estande do Tecnopuc

Universidade também fará cobertura do festival em parceria com Luciano Potter e o Canal Markket

Startups gaúchas estarão no estande do Tecnopuc - Comunicação/Tecnopuc

Entre 10 e 16 de março, Austin, nos Estados Unidos, sediará o South by Southwest (SXSW). De 12 a 15 de março, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) marcará presença no festival internacional de Inovação e Criatividade, com um estande do Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc). Além disso, a instituição de ensino realizará a cobertura do evento em parceria com Luciano Potter, jornalista do Grupo RBS, e com o Canal Markket, do Box Brazil Media Group. 

Junto ao estande estarão as startups gaúchas Alana AI, Gestão DS, Slice e Quiq, que foram escolhidas após processo seletivo ocorrido em dezembro de 2022. As ações integram um projeto de expansão da instituição. Para tanto, a comitiva que viajará para os EUA é composta por: Ana Berger, líder do Laboratório de Criatividade (Crialab), Daniela Eckert, líder do Tecnopuc Startups, Daniel Laguna, líder de Prospecção e Negociação, e Leandro Pompermaier, gestor de Negócios e Relacionamento. O vice-reitor, Irmão Manuir José Mentges, também prestigiará a iniciativa.

Conforme Leandro, o festival contempla diversos aspectos que também são trabalhados no parque, como empreendedorismo, inovação e tecnologia, e atrai um público interessado nesse tipo de negócio. "Então, nosso objetivo é fazer com que o evento seja um espaço de prospecção para o Tecnopuc. O SXSW é o primeiro passo para que a gente consiga, cada vez mais, explorar grandes centros comerciais com o objetivo de ajudar empreendedores, startups e a própria PUCRS", destaca.

As startups participantes 

Vencedora do segundo ciclo do BanriTech, programa de aceleração do Banrisul em parceria com oTecnopuc, a Alana AI, desde 2017, é treinada para conseguir conduzir conversas com clientes como se fosse um humano. A intenção é aumentar a produtividade dos times nas empresas. Atualmente, o escritório possui 80 integrantes.

A Gestão DS é um software médico que trabalha na administração de clínicas e fidelização de pacientes. Hoje, além dos três cofundadores, a startup conta com dois sócios, e é composta por 54 colaboradores. O SXSW é o primeiro evento internacional em que ela participa. 

Plataforma do segmento foodtech, a Quiq é responsável por simplificar e organizar o delivery e o take away. O objetivo é integrar e acelerar o desenvolvimento do setor de serviço de alimentação, trazendo performance de vendas, operacional e financeira. Atualmente, a startup tem mais de 80 funcionários. 

A techfin (empresa de tecnologia que atua no setor financeiro) Slice tem o intuito de ser a infraestrutura tecnológica de negócios como marketplaces e fintechs (escritórios que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais). Hoje, ela tem 20 integrantes e vai, pela primeira vez, para um evento internacional.

Comentários