Rádio da Universidade apresenta especial 'Janelas Poéticas'

Programa destaca leituras cênicas de poemas que estão na lista de conteúdos obrigatórios para o vestibular de 2023 da Ufrgs

Chico Gomes e Elisa Lucas - Crédito: André Grassi

Em preparação para o vestibular de 2023 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), que acontece nestes sábado, 14, e domingo, 15, a Rádio da Universidade e o Instituto de Artes (IA) apresentam o programa 'Janelas Poéticas'. A atração trará leituras cênicas de trechos de obras que estão na lista de conteúdos obrigatórios do processo seletivo. Interessados podem ouvir o especial no AM 1080 ou no site da instituição nesta quinta-feira, 12, às 10h20, com reprise na sexta-feira, 13, às 20h05.

No programa, a atriz e diretora cênica do IA, Elisa Lucas, acompanhada do trompetista e servidor do instituto, Chico Gomes, destaca poemas de Adélia Prado e Sophia de Mello Breyner Andresen, as duas poetas mulheres da lista de leituras obrigatórias. O roteiro do especial foi desenvolvido em colaboração com José Carlos Azevedo, do Núcleo de Comunicação e Cultura do Instituto de Artes. A produção ficou a cargo de Mariana Sirena e André Grassi, que também é responsável pela edição.

'Janelas Poéticas'

Em 2022, o projeto 'Janelas Poéticas' foi realizado de forma presencial durante o evento Ufrgs Portas Abertas, que recebeu nos campi pessoas interessadas em ingressar na universidade. Na ocasião, houve uma performance cênica no Centro Cultural da instituição. Agora, as leituras são apresentadas na Rádio da Universidade com o objetivo de atingir mais vestibulandos e amantes da poesia.

A curadoria dos poemas foi feita pela locutora e mestranda em Letras pela Ufrgs Liz De Bortoli. Ela retirou os textos dos livros 'Bagagem', publicação de estreia de Adélia Prado, e 'Coral e outros poemas', uma antologia de poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Comentários