UCSfm Vacaria 20 anos: emissora recebe homenagem da Câmara de Vereadores

Sediada no campus da universidade no município, estação radiofônica tem alcance que abrange a região dos Campos de Cima da Serra

Vereador Pingo Rezende, chefe de gabinete da reitoria da UCS, Marcelo Faoro de Abreu, diretor-geral da UCSfm, Sandro Padilha, e diretor da UCS Vacaria, Marco Pegorini - Saulo Vargas/Câmara de Vereadores Vacaria

Em 11 de abril de 2003, entrava no ar a UCSfm Vacaria pelo dial 106.1 MHz. Em alusão à data, a emissora da rede educativa da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs) recebeu uma homenagem, em sessão solene na semana passada, da Câmara de Vereadores de Vacaria. A estação radiofônica sediada no campus da instituição de ensino superior no município tem alcance que abrange a região dos Campos de Cima da Serra.

Conforme a organização, o veículo é a primeira emissora educativa da Serra Gaúcha e a quinta do Rio Grande Sul. A programação leva aos ouvintes entretenimento, informação, serviço e cultura. O chefe de gabinete da Reitoria da UCS, professor Marcelo Faoro de Abreu, agradeceu o reconhecimento. "Veículos de grande relevância à missão institucional, as emissoras educativas UCSfm contribuem à difusão do conhecimento produzido na universidade, de informações e cultura para toda a comunidade, em diálogo com as regiões em que estão inseridas", relata. 

O diretor-geral da UCSfm, Sandro Padilha, concorda com o gestor ao dizer que ele é um importante veículo de Comunicação para a comunidade vacariense e enfatiza que o alcance da emissora é ampliado para diferentes cidades, estados e países pela presença nas redes sociais e plataformas digitais. O vereador Pingo Rezende, autor da proposta, diz se sentir lisonjeado em proporcionar a homenagem a esse "importante veículo de Comunicação, que, além de comunicar, educa e presta um trabalho cultural para Vacaria e toda a região". O diretor da UCS Vacaria, professor Marco Pegorini, o coordenador da emissora no município, Alisson Campos, colaboradores e convidados também participaram da cerimônia.

Duas décadas no ar

Apesar de completar 20 anos no ar, as raízes da rádio UCSfm estão no início de 1980, com a criação do Núcleo de Produção Audiovisual da UCS (NPA). O espaço  tinha a finalidade de produzir documentários de interesse acadêmico e comunitário. A necessidade de investir em laboratórios de Comunicação para cursos de graduação como de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, associada à estratégia de criar uma rede eletrônica, com TV universitária e rádio educativa, levou à transformação do NPA em um centro de Comunicação denominado Centro de Teledifusão Educativa (Cetel), que foi inaugurado em 31 de outubro de 1997. 

Comprometida com a missão educativa da Fucs, o veículo tem a finalidade de produzir e socializar os saberes para promover o desenvolvimento sustentável, ao propagar cultura, conhecimento, entretenimento e informação. A emissora abre espaço para divulgar eventos, campanhas e iniciativas com a participação de alunos, professores, pesquisadores e especialistas da Universidade de Caxias do Sul e das demais mantidas da Fucs - o Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul (Cetec) e o Hospital Geral de Caxias do Sul (HGCS).

Comments