UFSM conduz etapa brasileira do estudo 'Worlds of Journalism'

Coordenada pela professora Laura Storch, pesquisa busca analisar as condições de trabalho dos profissionais da imprensa

Estudo coleta dados em mais de 100 países - Crédito: Divulgação

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é a responsável por conduzir a etapa brasileira do estudo 'Worlds of Journalism' - 'Mundos dos Jornalistas', em tradução livre ao português. Com coleta de dados em mais de 100 países, a pesquisa conta com uma rede de mais de 200 pesquisadores no mundo todo e se propõe a fazer uma análise comparativa e colaborativa sobre as condições de trabalho dos profissionais da imprensa.

No Brasil, quem coordena o estudo é a professora Laura Storch, da UFSM, que atua ao lado de colegas de outras universidades públicas. O objetivo é compreender as maneiras pelas quais o Jornalismo lida e se adapta ao risco e à incerteza em diferentes contextos políticos, socioeconômicos e culturais. Além disso, a pesquisa busca mapear condições relacionadas à segurança dos profissionais, à liberdade editorial, às influências na produção de notícias, aos impactos da tecnologia e ao aumento da precarização do trabalho.

Podem participar, de forma anônima e voluntária, jornalistas que trabalham na imprensa tradicional, em startups ou em diferentes iniciativas jornalísticas. O registro das respostas deve ser feito no questionário on-line disponível neste link.

Comentários