Unisinos anuncia encerramento de PPG em Comunicação

Universidade alega que mudanças visam o equilíbrio financeiro da instituição

Foram encerrados 12 dos 16 programas - Rodrigo W. Blum

A Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos) anunciou nesta semana o encerramento de 12 dos 26 Programas de Pós-graduação (PPG), entre eles o de Comunicação. Em nota, a instituição alegou que a decisão visa manter o equilíbrio financeiro, pensando em um crescimento saudável. De acordo com a Unisinos, os atuais alunos de pós-graduação não serão prejudicados, uma vez que suas matrículas estão garantidas. O fechamento é creditado à redução da entrada de novos discentes no ensino superior, em decorrência da crise financeira que o País atravessa.

A decisão gerou repercussão nas redes sociais, como a do ex-professor da Universidade e pesquisador João Martins Ladeira. Ele prestou solidariedade aos colegas e lamentou a situação. "Ninguém duvida que a notícia é péssima; a decisão é equivocada; a 'solução' para o que provavelmente motivou o fechamento - grana, crise, estagnação, inflação, o litro de leite a sete reais, a falta de bolsas - na verdade não é solução para nada", escreveu. Durante a sexta-feira, alunos organizaram uma passeata, que deve acontecer na terça-feira, 26, na unidade de São Leopoldo, para reclamar contra a determinação.

A coordenação do PPG em Comunicação publicou nota em seu perfil do Instagram, manifestando tristeza. A decisão representa o fim "de um programa que formou incontáveis pesquisadores de referência em suas áreas de atuação, comprometidos com a produção de conhecimentos qualificados e socialmente relevantes", publicou.

A Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) emitiu nota em protesto: "A Diretoria da COMPÓS vem a público manifestar o seu veemente protesto contra o fechamento do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, um de seus programas associados. O motivo alegado pela gestão da universidade é o déficit financeiro. Lamentamos profundamente essa atitude institucional e nos solidarizamos com os colegas pesquisadores(as) - docentes e discentes -, que tanto dedicaram seu tempo e sua capacidade intelectual no desempenho de seu trabalho", comunicou.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência também se colocou contra o término do PPG por meio de carta aberta. "Estes programas, por fazerem parte do sistema de pós-graduação, foram contemplados com fatias importantes do investimento público por meio de bolsas e incentivos à pesquisa. Sua extinção institucional unilateral é um contrassenso do ponto de vista de qualquer intenção de fortalecimento da política científica no Brasil e configura também um atentado ao investimento público realizado durante estes anos todos de construção dos programas", publicou. O documento foi assinado por mais de 30 associações. 

Leia a manifestação completa do PPG de Comunicação:

Como parte do seu Planejamento Estratégico para os anos de 2022-2025 a Unisinos tomou a decisão de descontinuar diversos Programas de Pós-Graduação, inclusive o PPG em Ciências da Comunicação.

É com muita tristeza que recebemos essa notícia, não só por significar o fechamento de um PPG de excelência, com nota 6 pela CAPES, mas também por representar o fim de um programa que formou incontáveis pesquisadores de referência em suas áreas de atuação, comprometidos com a produção de conhecimentos qualificados e socialmente relevantes.

Apesar da dor que essa decisão nos causa, a universidade nos assegurou que as pesquisas em andamento devem ser concluídas, assim como as bolsas serão mantidas até as defesas. Veja a carta da coordenação no link da bio.

Juntos seremos força, suporte para todos que fazem parte do nosso PPGCC, bem como resistência no propósito de fazer Ciência.

Confira abaixo a íntegra do pronunciamento Unisinos:

O contexto do ensino superior brasileiro mudou radicalmente ao longo dos últimos anos. Houve significativa redução do número de matrículas, resultado da crise econômica do país, da redução expressiva de financiamento público para o ensino superior e da pandemia. Para promover o equilíbrio financeiro da instituição e sua preparação para crescer de forma sustentável nos próximos anos, a Unisinos está adotando algumas ações que envolvem o início do processo de desativação de uma parte de seus programas de pós-graduação. Os alunos desses programas não serão prejudicados, pois lhes será garantida a continuidade do curso até que concluam sua formação.

Cabe destacar que a Universidade seguirá investindo e mantendo sua reconhecida excelência em pesquisa acadêmica por meio de 14 programas de pós-graduação, produzindo conhecimento que gera impacto positivo para a sociedade.

A Unisinos mantém-se inabalável em seu propósito de oferecer educação superior de excelência. A Universidade potencializará seu portfólio de cursos e programas, em permanente conexão com as oportunidades e demandas do mercado, visando contribuir ainda mais para o desenvolvimento do estado do Rio Grande do Sul.

Comentários