A retomada do setor de eventos gaúcho
Por Mastrângela Teixeira, para Coletiva.net
É indiscutível o sofrimento de todo o nosso Estado em virtude da catástrofe climática ocorrida em maio deste ano. Milhões de vidas foram afetadas direta e indiretamente. Coletivamente, vemos os impactos na nossa economia e nos seus diversos segmentos, como agricultura, gastronomia, logística e tantos outros.
No caso do setor de eventos, esse cenário não é diferente. A estimativa da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) é de que os prejuízos somem R$ 8 bilhões para as empresas da área no Rio Grande do Sul, representando cerca de 10% da movimentação anual. Pouco a pouco, é chegada a hora da retomada. Em meio a todos os acontecimentos vividos, foi com muita responsabilidade que decidimos por manter a realização do 52º Prêmio Exportação no dia 15 de agosto.
Com mais de 50 anos de tradição, o evento reverencia empresas e personalidades que, através de seu trabalho e pioneirismo, alcançaram sucesso fora do Brasil, construindo laços estratégicos e financeiros com parceiros do exterior. E que levam o nome do Rio Grande do Sul ao mundo, fomentando a economia do Estado. Mais ainda, este talvez seja o primeiro grande evento deste período de retomada, mobilizando inúmeros fornecedores, parceiros e empresas. Nosso desejo é que, para além do que já representa, a premiação possa servir de fomento para o setor de eventos.
Um recomeço como este, infelizmente, não é novidade. Em 2020, com a pandemia de Covid-19, experimentamos um sentimento muito semelhante. Na ocasião, com uma cerimônia a céu aberto, na área externa da Casa da Exportação, fizemos um evento repleto de muita emoção e superação. Este ano, com algumas características parecidas, queremos carregar esse espírito de esperança e superação para esta noite tão especial.
Neste momento de reconstrução da nossa sociedade, queremos reafirmar os propósitos que construíram a história da premiação ao longo de cinco décadas, posicionado a cerimônia como um evento que celebra a excelência do setor produtivo e exportador gaúcho. Um prêmio que inspira pessoas, que reconhece a importância do trabalho ético e o legado de pioneirismo do povo gaúcho. Mais do que um evento, o Prêmio Exportação RS celebra, mais uma vez, o trabalho de gaúchos e gaúchas.
Mastrângela Teixeira é gerente-executiva da ADVB/RS.