De caso com o acaso em meio ao South By Southwest

Por Gabriella Bordasch, para Coletiva.net e Brivia Group, diretamente do SXSW

 

O dia começou muito mal por aqui. Acordei super cedo e bem cansada  depois de uma grande jornada de aeroportos e voos até chegar em Austin. A palestra mais aguardada do festival - e uma das que mais gostei no ano passado aqui no evento, era a grande sensação do dia. Fui quase duas horas antes pra pegar uma enorme fila para escutar quais as principais tendências tecnológicas emergentes de 2023. Amy Webb é uma show-woman. E com seu jeito super didático traz a certeza de que vamos sair sabendo tudo sobre o futuro. 

Infelizmente (ou felizmente) quando cheguei já tinham milhares de pessoas na fila. No salão onde ela iria falar cabem 1500 pessoas, e eu não estaria entre uma delas. Fiquei bem triste na hora mas depois pensei: ''Ok, vou assistir online. Nada demais''. Todas as palestras de destaque ficam disponíveis no outro dia, ou no Youtube ou no aplicativo de quem está inscrito no evento. Corri para meu plano B. Um workshop que parecia muito legal: ''Trend Hunters. Creating the Future of your Business''. Lotado!! Não vai ser nesse ano que vou saber como trabalham os caçadores de tendências, como implementá-las e como posso analisá-las de uma forma mais eficiente. Ok, entrei em uma que parecia muito legal e de fato foi: ''Desenhando Justiça: Arquitetos em Ativismo Social''. Arquitetos e designers mostrando como melhorar o mundo. Não é o meu segmento, mas gostei. 

Entre uma coisa e outra, saí caminhando pela Congress Ave. Uma das principais avenidas da cidade e que o final dá justamente no Capitólio do Texas, afinal estamos na capital do estado mais gaudério dos Estados Unidos. E foi nessa rua que dei de cara com o acaso mais legal do dia: fui dar uma olhada em uma ativação de várias marcas do segmento de estética e beleza e, para minha surpresa, um dos escritores que mudou minha vida na adolescência a um metro de distância de mim. Deepak Chopra estava ali pra falar sobre longevidade. Bem pouca gente assistindo ao médico indiano, radicado nos Estados Unidos e formado em medicina pela Universidade de Nova Delhi. Ele, além de escritor, é também professor de ayurveda (que é um tipo de medicina alternativa), espiritualidade e medicina corpo-mente. 

Esse é um evento que temos sempre de ver o copo meio cheio. A qualquer minuto podemos nos surpreender. E nada pode ser mais incrível do que o acaso e o universo conspirando a nosso favor. É, isso é uma propaganda do South By Southwest. Venham em 2024. O SXSW tem dessas. 

Comentários