Marketing Digital: Tenho 100% de certeza que você já utiliza
Por Fernando Rossato, para Coletiva.net
E como alguém pode ter certeza de algo sobre você sem te conhecer? A reposta certa é: porque você está lendo este artigo neste exato momento. Mas afinal o que é o marketing digital e por que qualquer profissional e empresa já utiliza ou ainda vai utilizar?
Como diria Philip Kotler o marketing é "o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com os outros".
O marketing, por excelência, reforça relacionamentos, identidade de marca e novos negócios guiando pessoas e empresas através de processos eficientes de funis para atrair, nutrir, converter e fidelizar clientes. Para tanto, buscamos diferentes canais e pontos de contato com públicos-alvo dos nossos negócios utilizando-nos das mais variadas estratégias.
O marketing, portanto, pode ser praticado de muitas formas e em diversos canais, entretanto, podemos resumidamente afirmar que marketing digital é, nada mais do que, o marketing no canal digital. Em um país onde 86,6% da população utiliza internet, em média por 9 horas e 13 minutos ao dia e que possui 464 milhões de aparelhos celulares, podemos entender facilmente por que este mercado digital movimentou 35 bilhões em 2023 na busca de atenção e tempo de vida das pessoas.
Sendo o ambiente digital repleto de opções de consumo desde plataformas sociais (WhatsApp, Facebook, Instagram, TikTok, Youtube, LinkedIn e etc), passando por redes de pesquisa, e-mail, sites, Apps e blogs, se faz necessário entender das estratégias e ferramentas certas para cada público-alvo, em cada segmento de mercado e etapa do funil. Sobretudo porque as plataformas e canais são complementares entre si, já que é muito conveniente e encantador receber um conteúdo relevante e que agregue valor para você chamando sua atenção em uma rede social, como também dificilmente você irá pesquisar em uma rede social um local para comer uma pizza na sua cidade/bairro, por exemplo, isso você fará em uma rede de pesquisa (EX. Google, 95% dos brasileiros utilizam este mecanismo de busca, que é onde prioritariamente fazemos marketing de intenção).
Muitas vezes o desconhecimento acaba gerando a enganosa sensação de que ter uma conta no Instagram ou Facebook, por exemplo, é suficiente como ferramenta de Marketing Digital, mas tudo sempre irá depender dos objetivos do profissional/empresa, do segmento e do público-alvo. De uma forma bastante resumida, e para fins didáticos, podemos dizer que aumentamos nosso relacionamento com clientes e prospectos que já nos conhecem através das redes sociais, porém para públicos frios (que não nos conhecem) precisamos necessariamente aparecer quando estes procurarem na rede de pesquisa.
Hoje, se 9 em cada 10 brasileiros (93%) pesquisam na rede antes de comprar um produto ou serviço podemos concluir que não estando posicionado no Google o profissional ou empresa não será uma opção para o potencial cliente que pesquisou.
A utilização de técnicas de otimização para mecanismos de busca (SEO - estratégias de posicionamento orgânico e ranqueamento), Inbound Marketing (estratégias para atrair, converter e encantar clientes) e de Marketing de Conteúdo (Atrair, nutrir e fidelizar clientes através da criação de conteúdos relevantes trazendo soluções para os problemas do público-alvo) possibilitam agregar valor em todas as etapas da jornada do cliente conferindo uma incrível experiência do cliente na sua empresa.
Sabendo que o marketing necessita de conexão entre pessoas e que temos em média 2,2 celulares por habitante no Brasil é possível afirmar que a via digital se transformou na forma mais conveniente, assertiva, barata, escalável e customizável que dispomos.
Por tudo exposto já sabemos então, com 100% de certeza, que você utiliza o Marketing Digital hoje em dia, porém se você ainda não comercializa seus produtos e serviços ou trabalha o posicionamento da sua marca (fornecedor) você certamente atua no papel de consumidor de produtos, serviços ou conteúdo. Aliás, até mesmo quando você não está pagando por eles, uma vez que, se algo é gratuito na internet, o produto é você.
Vamos mudar isso?
Fernando Rossato é CEO Ideias e Cifras - Vendas e Marketing