O papel do rádio no combate à desinformação

Por Roberto Cervo Melão, para Coletiva.net

Roberto Cervo Melão - Divulgação

Estamos vivendo momentos difíceis na Comunicação. Fake news são espalhadas como se essa atitude não fosse um crime contra a democracia. Notícias falsas e enganosas tomam conta das redes sociais, visto que é onde está a maior visibilidade desta campanha. Por outro lado, temos visto um triste cerceamento da liberdade de imprensa. Nunca foi tão difícil fazer Jornalismo como nos dias de hoje. Porém, precisamos usar as armas que temos e o rádio é uma delas. Eleito como o veículo de maior confiança entre os brasileiros, ele é democrático e consegue ter uma aproximação muito direta com o ouvinte. 

Não existe outra forma de combater a desinformação que não seja fazendo Jornalismo de verdade. A diferença está no alcance que o rádio tem e na forma de Comunicação. As barreiras são infinitamente pequenas e alcançam lugares que a internet ainda não consegue chegar. Acredito que a Comunicação esteja passando por momentos nebulosos, mas acredito também que com profissionais dispostos e comprometidos com a informação iremos reverter este quadro, que só existe por causa de uma pequena parcela da população. Hoje em dia é fácil espalhar fake news, pois a internet é do uso de todos, então, do lado da verdade cabe aos jornalistas fazerem seu trabalho com ainda mais ênfase. 

Fazer jornalismo vai muito além da apuração de notícias e a veiculação das mesmas. Fazer este trabalho de forma íntegra garante o que mais prezamos em uma sociedade democrática: a informação de qualidade para a população. Sei que estamos passando constantemente por avanços tecnológicos que colocam a nossa necessidade à prova, mas o rádio continua vivo, ao contrário do que se achava sobre o seu futuro. Vivo e em constante movimento para frear e diminuir a onda de desinformação que estamos enfrentando nos últimos tempos. Tenho certeza que o rádio seguirá firme na sua missão, mesmo com todas as mudanças e modernizações. Sei que teremos uma onda de novos profissionais, jovens, completos e cheios de talentos que jamais deixarão de trabalhar com esse veículo da forma mais profissional que existe, que é combatendo todas as inverdades, fake news e desinformações. 

Roberto Cervo Melão é empresário e presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e TV do Rio Grande do Sul (SindiRádio)

Comentários