Oportunidade tem valor
Por Ilana Xavier, para Coletiva.net

Mesmo que seja só um freela. Não importa se for um estágio, um projeto, um trabalho temporário? todas as oportunidades são janelas para a ascensão e, assim, precisam ser tratadas por nós. O cargo dos sonhos, o empreendimento de milhões e as parcerias sólidas de trabalho tem uma mesma nascente: DEDICAÇÃO. O conhecimento técnico é determinante, mas o critério de desempate no ring do mercado é aquele plus que parece bobo: o valor que você dá para as chances que tem, por menor que elas sejam.
O fato é que a gente nunca sabe quando a grande oportunidade, aquela que vai mudar a nossa vida e vai realizar tudo que almejamos vai bater à nossa porta e acolher todos os anseios - reconhecimento profissional e financeiro, ego e outros. É impossível precisar o exato momento em que vamos ser "grandes". Mesmo que a gente planeje um passo a passo e o siga com todo o cuidado. O momento do click é repentino. E isso é mais um motivo para que nenhuma experiência receba uma atenção meia-boca.
Sempre que escrevo para o Coletiva.net, dirijo-me àqueles que estão começando, engatinhando nesse mercado com o qual tenho um caso de morde e assopra. Mas sei que, dessa vez, vou atingir quem tá na peleja há bastante tempo e com a sensação de que não sai do lugar, que nada anda, que toda a dedicação parece em vão. Meus caros, não é! Só sigam o caminho sem deixar ponto sem nó, porque a luz no fim do túnel não avisa quando vem. É preciso estar em dia com o carnê das boas relações com quem já trabalhou, principalmente se a expectativa é crescer ao lado dessas pessoas.
Agarrar todas as experiências é a trilha mais sólida para que no momento certo (que a gente sempre acha que é o agora) o universo faça a parte dele. Sem pressa, sem neurose e sem caô: é preciso amar as oportunidades como se não houvesse amanhã!
Ilana Xavier é jornalista e pós-graduanda em Gestão de Comunicação em Instituições Públicas. A profissional é analista de Comunicação e redatora.