Saiu no Coletiva? Então é verdade!

Por Clarice Ledur, para Coletiva.net

Oferecer informações confiáveis com foco no segmento da Comunicação é a proposta que vem selando a trajetória do Coletiva ao longo dos anos. Credibilidade talvez seja a palavra que melhor defina seus propósitos, calcados na seriedade de seus profissionais, envolvendo todos os seus braços de atuação. Mesmo com novos nomes à frente de sua administração, o Coletiva se mantém fiel a seus princípios, um fato inegável que intensifica sua relevância junto ao mercado que exibe constante mutação, principalmente nestes momentos de fake news. "Saiu no Coletiva? Então é verdade!". Comentários do gênero permeiam questionamentos sobre informações do cotidiano setorial, publicadas e que por si só reiteram os valores associados ao site. Uma caminhada trilhada passo a passo, com maestria e dedicação, frente a um mercado altamente competitivo.  

Tenho a maior admiração pelo Coletiva, num total reconhecimento deste trabalho invejável, entregue diariamente aos seus leitores e seguidores. Mas também, guardo afeto especial por ter participado do portal como colunista, entre 2008 e 2011. O convite partiu dos queridos idealizadores do espaço, o José Vieira da Cunha e José Luíz Fuscaldo, por quem guardo grande carinho, e que me convidaram, na época, para assinar a coluna 'Gournet'. O nome foi criado pelo Guaracy Fraga, que participava da equipe de criação e foi extremamente oportuno, pois a ideia girava em torno de divulgar preferências, dicas e receitas de comunicadores/gourmets, amantes da boa mesa. 

Ao meu lado, Tania Meinerz, fotógrafa, contratada para especialmente para os perfis do Coletiva e para me acompanhar nas entrevistas, clicando pessoas em seus ambientes de trabalho, de casa, reconstruindo seus pratos doces e/ou salgados. Em dupla, partíamos semanalmente em busca de nomes de peso do mercado, com atuação em marketing, rádio, televisão, jornal, agências de propaganda, escolas, fornecedores integrantes de todo este business no Sul do País, expondo talentos gastronômicos e curiosidades aos leitores.  

Algumas vezes, os locais escolhidos eram cafés de shoppings ou até mesmo de beira de calçadas, onde a culinária se fazia presente, ambientando o bate-papo, sob o olhar cuidadoso da Tânia. Sedenta por valorizar ainda mais o conteúdo proposto por meio de suas lentes, ela não se acanhava em sugerir ao entrevistado pular para o lado de trás do balcão, próximo a alguns pratos do cardápio, com visual diferenciado. Em outras ocasiões cozinhas ou bares de empresas serviam como panos de fundo para os cenários, pontuados por alegria e descontração.

Bons e saudosos momentos, que encerrei por opção, decidida a passar um tempo fora, em busca de maior especialização na própria gastronomia. Para mim, o 'Gournet' representou um enorme desafio. Um deles, de atuar preservando a imagem do portal, suas conquistas, sem perda de sua identidade.

Sigo acompanhando os passos do site, com sinceros desejos de que toda esta experiência, maturidade e vitórias possam se perpetuar ao longo dos próximos anos. Vida longa ao Coletiva e a todos que estão à sua frente. 

Clarice Ledur foi responsável por uma editoria gastronômica em Coletiva.net. Na seção Gournet, entrevistava comunicadores sobre suas experiência culinárias e compartilhava semanalmente com leitores a receita especial desses personagens.

Comments