Tecnologia e inovação: cinco insights das principais empresas e líderes globais

De Bernardo Krebs, para Coletiva.net

Este mês, estive com a Gama em São Paulo integrando uma missão empresarial promovida pela Amcham-RS. A agenda reuniu algumas das principais empresas do país e culminou com a minha participação em um painel internacional no Horasis Global Meeting, evento que discute os novos rumos da economia e da liderança mundial. A seguir, compartilho os cinco principais insights dessa imersão:

1. A abertura internacional a partir da Geórgia

O Estado da Geórgia, nos Estados Unidos, tem se consolidado como um dos polos mais acolhedores para empresas estrangeiras - inclusive brasileiras. Além de abrigar grandes corporações e atrair cada vez mais negócios gaúchos, o governo local oferece suporte completo às organizações que decidem se instalar ali, desde questões burocráticas e logísticas até aspectos mais humanos, como educação para os filhos de colaboradores. O ponto mais inspirador, contudo, é o olhar integrado do estado para o desenvolvimento de cultura e lazer como pilares de crescimento sustentável. É uma visão de longo prazo: prosperidade econômica só se mantém quando pessoas e comunidades evoluem juntas.

2. XP muito além do investimento

Um dos momentos mais ricos da missão foi a visita ao espaço da XP, na Faria Lima, organizada pela Amcham-RS, que proporcionou uma imersão exclusiva para o grupo de empresas gaúchas. O conteúdo foi conduzido por Santa, novo Sócio-Diretor de Marca, Comunicação, Mídia e Patrocínio da XP, que apresentou o recém-lançado produto Legacy, trazendo uma perspectiva criativa e estratégica sobre o futuro da marca. Mais do que falar sobre investimentos, a XP mostrou como uma empresa pode transcender o core financeiro e se posicionar como um ecossistema de experiências e conexões - um modelo de inspiração para quem deseja construir valor de marca de forma consistente.

3. Como construir um negócio de valor com a Vende-C

Em um encontro marcado pela troca genuína de experiências, Ulisses Carneiro, gestor comercial da Vende-C, trouxe aprendizados valiosos de sua trajetória em grandes companhias. Sua principal mensagem foi direta: colocar vendas no centro transforma todo o negócio. Quando a área comercial ganha protagonismo e é tratada como inteligência estratégica, todas as outras áreas - do marketing ao produto - evoluem juntas. O insight aqui é que a cultura de vendas é um reflexo da cultura de pessoas, e empresas que entendem isso tornam-se mais humanas, consistentes e lucrativas.

4. Pessoas e negócios criam o gigante LinkedIn

A visita ao LinkedIn revelou a força de uma big tech que equilibra tecnologia e propósito humano em cada detalhe. Da arquitetura dos espaços à gestão global, tudo reflete o cuidado com as pessoas e o compromisso com um impacto positivo. Amanda Oliveira, Head de Novos Negócios no Brasil, e Sergio Morales, Gestor de Pesquisa e Equipe na América Latina, apresentaram a visão da companhia sobre o futuro da plataforma. Em meio ao avanço da inteligência artificial, o LinkedIn reforça um princípio essencial: as interações humanas seguem no centro. A tecnologia é meio, não fim - e o propósito da rede é amplificar conexões verdadeiras.

5. Horasis Global Meeting como a cereja do bolo

Encerrando a missão, participei como painelista do Horasis Global Meeting, evento liderado por Frank-Juergen Richter, ex-diretor do Fórum Econômico Mundial. No painel "Arquitetando o Líder Global Polímata", pude discutir ao lado de lideranças da Arábia Saudita, Austrália, Alemanha, China, Brasil e Índia sobre os desafios da nova economia e o papel das lideranças do futuro. A conversa evidenciou que, embora os contextos sejam distintos, as dores e desafios da gestão global são universais - produtividade, educação e propósito seguem sendo os grandes eixos de transformação. Foi inspirador perceber que o Brasil está conectado a esse debate e pode contribuir com sua visão humana de negócios.

A missão em São Paulo reforçou a importância de estar onde o futuro está sendo construído. Para nós, da Gama, o aprendizado é claro: o crescimento sustentável nasce da integração entre pessoas, negócios e propósito global. E é justamente nessa interseção que queremos continuar atuando.

Bernardo Krebs é empresário no ramo de Marketing e Vendas com foco em Tecnologia e Inovação. É fundador da Gama, empresa de tecnologia que desenvolve soluções para negócios com atuação em planejamento, execução e controle das ações. Desde 2018 também é consultor do Sebrae RS.

Comentários