A comunicação nas corporações, ou falta dela

Por Pérola Sobral, para Coletiva.net

A comunicação tem sido um dos principais desafios das instituições. Estabelecer uma linguagem assertiva para solucionar seus problemas como forma de garantir maior produtividade tem sido um dilema.

Para que a comunicação tenha o efeito esperado, ela precisa ser clara. Se comunicar não é apenas passar uma informação para frente, mas sim conseguir falar e ser entendido. Na correria do cotidiano é comum que a troca de informações gere muitos problemas por falta de clareza e interpretações incorretas.

Essas falhas na comunicação geram desalinhamentos, atrasos em prazos e projetos devido à falta de clareza sobre como desenvolver determinadas demandas, além de desmotivar colaboradores.

Uma equipe que não estabelece uma boa comunicação entre seus membros passa a impressão de estar à deriva, dando oportunidade para o erro e a retrabalhos.

Para uma comunicação corporativa eficaz é importante um posicionamento claro para todos os envolvidos, entre clientes, funcionários, parceiros, fornecedores e diversos outros grupos envolvidos com as atividades da empresa. Essa heterogeneidade de perfis acaba exigindo diferentes estratégias comunicativas para que seja possível alcançar o alinhamento entre informações divulgadas e objetivos.

Descrever a missão e a visão de uma organização é estabelecer um caminho a seguir e um sonho a alcançar. Informar os valores da empresa, o que se espera dos colaboradores e demonstrar o orgulho que a instituição tem de todos, são ações que fazem com que os funcionários se sintam acolhidos e dentro da organização. Com isso, a produtividade aumenta e alguns problemas são sanados. As grandes organizações precisam da colaboração efetiva dos funcionários para ter sucesso, não existem grandes empresas sem funcionários engajados. O funcionário é o primeiro cliente a ter contato com o seu produto/serviço, e se a experiência dele for positiva se torna um potencial divulgador do seu negócio.

Antes de comunicar para fora, comunique dentro. Experimente comunicar o seu produto internamente antes de lançá-lo na rua, ouça o retorno de quem está mais próximo de você. Se possível, disponibilize amostras para os seus funcionários e familiares, o envolvimento da família é sempre muito bem-vindo.

Um ambiente corporativo envolve metas e objetivos claros que precisam ser estabelecidos e comunicados de forma correta e isso só é possível em equipe e com gestão qualificada.

Pérola Sobral é gerente de Marketing da Record TV RS.

Comments