Cineasta Guilherme Castro assume o projeto do "Porteira Fechada"

Longa-metragem será baseado no romance homônimo do escritor Cyro Martins

Os herdeiros do escritor Cyro Martins formalizaram a cessão dos direitos autorais do livro "Porteira Fechada" ao cineasta gaúcho Guilherme Castro, que inicia, agora, o projeto do longa-metragem, baseado no romance. "Para nós, é uma alegria. Principalmente porque a iniciativa parte de um jovem e talentoso cineasta que já mostrou, com "Terra Prometida" que tem pique e sensibilidade para encarar um texto como o de "Porteira Fechada": denso, tenso, sem margens para devaneios e extremamente humano", diz Maria Helena Martins, filha do escritor e diretora-presidente do CelpCyro (Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro Martins). Maria Helena acrescenta que, coincidentemente, a proposta do projeto ocorre num momento de preparação para as comemorações do centenário de nascimento do escritor.


Guilherme Castro entende que o filme será "forte, realista". O cineasta declarou que se considera honrado em receber os direitos de adaptação da obra de Cyro Martins: "Ele foi o primeiro escritor gaúcho que olhou e entendeu o campo. Mas, além desta percepção da realidade, o livro tem personagens densos e situações de impacto, muito adequados à transposição para o cinema", afirma. A história se passa no interior gaúcho, nos anos 30 e narra a trajetória da família de João Guedes, que, forçada a deixar o campo onde vivia, muda-se para a periferia da cidade. Camponeses simples, não se adaptam à vida de crescente pobreza e decadência a que são empurrados. Porteira Fechada é o segundo romance da "trilogia do gaúcho a pé", da qual fazem parte "Sem Rumo" e "Estrada Nova".


Formado em Jornalismo e Direito pela Ufrgs, Castro atua há cerca de 20 anos na criação, roteiro, direção e edição de cinema, vídeo e programas de televisão. Também é professor de Cinema da Unisinos. Já tem o argumento, e o roteiro está em preparação. Agora, passa a captar recursos para a produção. Atores e locais de filmagens ainda não estão definidos. Segundo ele, a idéia é de que o projeto se viabilize o mais rápido possível.

Comentários