Curta-metragem de cineasta gaúcho é selecionado para festival espanhol

"Sob Águas Claras e Inocentes", de Emiliano Cunha, é o único representante do Rio Grande do Sul na mostra competitiva


O curta-metragem "Sob Águas Claras e Inocentes", de Emiliano Cunha, foi selecionado para a 58ª edição do Festival Internacional de Cine Documental y Cortometraje de Bilbao (Zinebi), Espanha. A produção é a única representante gaúcha na mostra competitiva que acontecerá de 18 a 25 de novembro.
O curta estreou em setembro deste ano no 14º Curta Santos. Lá, conquistou os prêmios de Melhor Fotografia (Edu Rabin) e Montagem (Bruno Carboni). O filme também foi selecionado para a 10ª Mostra de Cinema de Belo Horizonte, Cine Esquema Novo 2016 e 24º Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade.
Permeado por subtextos sociais, "Sob Águas Claras e Inocentes" retrata as últimas horas de vida um personagem, interpretado por vários atores. Enquanto se despede das pessoas próximas, busca a redenção e a reconstrução da sua identidade. "É uma conversa com o País em tempos opressivos", resume o diretor, que também assina o roteiro. "É ao mesmo tempo a necessidade, mais do que um desejo, de seguir respirando e renascendo sempre, apesar de tudo", conclui Cunha.
Cineasta porto-alegrense, nascido em 1982, Emiliano Cunha codirigiu o curta-metragem "O Cão" (2011) e, também em 2011, escreveu e dirigiu (junto com outros realizadores) o primeiro longa-metragem totalmente produzido e finalizado em uma faculdade de cinema, como trabalho de conclusão de graduação, "Cinco maneiras de fechar os olhos", lançado em 2013. Tem ainda no portfólio as produções "Lobos" (2012), "Tomou café e esperou" (2013), "Horizonte B" (2016), "Raia 4" e "Aqui entre os homens".
Com produção executiva de Cunha, Davi de Oliveira Pinheiro, Pedro Guindani, a realização é da Ausgang, Gogó Conteúdo Sonoro e Sofá Verde Filmes. O filme foi financiado com recursos do Fumproarte e da Prefeitura de Porto Alegre.
Confira o trailer:


Comentários