"Causou uma ruptura positiva em nosso ecossistema", diz Bruno Bastos sobre South Summit

Presidente da Associação Gaúcha de Startups conversou com Coletiva.net e avaliou a influência do evento para o setor

Bruno Bastos é presidente da Associação Gaúcha de Startups - Coletiva.net

De acordo com Bruno Bastos, presidente da Associação Gaúcha de Startups (AGS), o South Summit Brazil "causou uma ruptura positiva" no ecossistema do setor. Em entrevista a reportagem de Coletiva.net, ele avaliou a influência do encontro para as startups do Rio Grande do Sul e falou sobre a projeção de investimentos que o evento deve gerar a elas.

Para ele, tanto no cenário nacional quanto no local, a chegada do South Summit significou um divisor de águas para a Inovação. "Ele faz parte do calendário anual. Hoje, o primeiro trimestre do ano é totalmente dedicado ao evento. Devemos, cada vez mais, ver ações afirmativas acontecendo", opinou. O encontro também faz com que diferentes setores se movimentem, inclusive os mais tradicionais, como universidades e empresas da "velha" economia, para "pensar em inovar modelos de negócios e de educação".

Além disso, a presença de projetos do Estado na Competição de Startups - que ano passado foram 17 e neste nove - marca o protagonismo da região para a área. Segundo Bruno, o registro serve também como um impulso para empreendedores do interior virem a Porto Alegre e participarem da atividade. A campeã do último ano, por exemplo, é de Santa Rosa, a YoursBank, que hoje é instalada no Instituto Caldeira, na Capital. "Para nós é muito bom fazer com que eles venham, ao menos para estar presentes. Este é um dos poucos eventos em que conseguimos ver investidores circulando e com contato muito acessível", pontuou. 

Cifras

Apesar de não conseguir detalhar o montante de investimentos que podem ser gerados no evento, por conta de questões como acordos de confiabilidade, o presidente da associação espera números positivos. No ano anterior, de acordo com dados públicos e que trouxe à tona, diversas startups receberam incrementos. 

Entre elas a YoursBank, que teve um aporte financeiro de cerca de US$ 1 milhão do Banco do Brasil a partir do CVC (Capital para Investimento Corporativo, em tradução livre para o português), após o evento. "Não dá para dar certeza de que isso ocorreu por conta do South Summit, mas acreditamos que sim, e que eventos assim podem trazer essas vantagens", completou. Segundo ele, houve uma startup que conseguiu investimentos na casa de US$ 10 milhões. 


O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha em tempo real o South Summit Brazil - edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia -, realizado de 29 a 31 de março, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Neste ano, estudantes da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) reforçam a cobertura do portal, que conta com matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento, repercutidas nas redes sociais - Facebook, Twitter e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio. O apoio é do Grupo RBS e da Famecos.

Comentários