'Só vi que era publi no final': Barbara Coura defende liberdade para criadores

Influenciadora reconhecida pelos conteúdos no TikTok conversou com a reportagem de Coletiva.net

Barbara Coura integrou painel no Festival de Publicidade - Crédito: Coletiva.net

"Eu faria esse conteúdo se não fosse publi?". Esse foi um dos questionamentos trazidos pela influenciadora Barbara Coura na tarde desta quinta-feira, 8, no 23º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. A criadora de conteúdo para o TikTok participou da palestra 'Só vi que era publi no final', onde discorreu sobre como fazer publicidade para marcas de forma que engaje os usuários. "Deixar o creator livre é muito importante, pois ele entende o público dele e tem a sua própria linguagem criativa", defendeu em entrevista à reportagem de Coletiva.net, ao final do painel.

A influencer também compartilhou os bastidores de seu processo criativo. Ela explicou que se inspira em situações triviais do cotidiano e as anota em um documento-guia no celular, que ainda possui separação por temas, para, a partir disso, organizar e desenvolver os roteiros dos vídeos.

Outro fator importante, revelou Barbara ao portal, é manter uma relação próxima com o público. "Gosto muito quando as pessoas se identificam com o meu conteúdo porque a gente acaba percebendo que, no fundo, todo mundo é muito parecido", ponderou. Ela ainda salientou que acompanha os feedbacks, para entender o que viraliza mais e saber o que os seguidores esperam em termos criativos.

Inspiração e coragem

Ao comentar sobre a própria presença no Festival, Barbara demonstrou animação com a oportunidade de falar sobre seu trabalho: "É muito legal saber que tem pessoas interessadas em me ouvir". A influenciadora ainda revelou que costuma tirar inspiração de diversos acontecimentos do dia a dia que, geralmente, não se presta muita atenção, "mas quando vemos isso em um vídeo, a gente fala: 'caraca, é bem assim mesmo, né?'.

Por fim, em um momento de aconselhamento para quem quer iniciar ou está começando uma carreira como influencer, ela recomendou que se poste os vídeos sem medo. "Tudo pode virar conteúdo, sempre vai ter alguma comunidade que vai acolher e alguém interessado para saber o que você vai postar", concluiu.


A equipe de Coletiva.net acompanha em tempo real o Festival Mundial de Publicidade de Gramado, realizado de 7 a 9 de junho na Sociedade Recreio Gramadense. Nesta edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou dois estudantes para reforçar a cobertura do portal. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento, repercutidas nas redes sociais - Facebook, Twitter e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio.

Esta matéria foi produzida pela estudante universitária da Famecos Fernanda Feltes.

Comentários