Executivos da Globo e RBS falam sobre media for equity no South Summit

Roberto Marinho Neto e Maurício Sirotsky Neto participaram de painel no Growth Stage

Painel ocorreu nesta manhã - Crédito: Coletiva.net

Na manhã desta sexta-feira, 31, executivos da área da Comunicação estiveram em um painel no Growth Stage do South Summit Brazil. Mediados por Maria Luiza Filgueiras, editora do Pipeline, portal do Valor Econômico, Roberto Marinho Neto, CEO da Globo, e Maurício Sirotsky Neto, sócio-fundador da RBS Ventures, falaram sobre media for equity - opção de financiamento que oferece publicidade às empresas iniciantes em troca de participação acionária. Como case, ainda participou Talita Lacerda, CEO da Petlove.

Inicialmente, Marinho pontuou que "a mídia foi a primeira a se juntar à indústria da tecnologia" e, ao comentar sobre a amplitude do alcance do Grupo Globo, revelou que a emissora tem dados fornecidos por 100 milhões de pessoas. Além disso, o CEO explicou sobre a relação entre a Globo e a Eletromidia, cujos projetos foram vistos como "uma oportunidade única", o que resultou na compra de sociedade minoritária pela Globo.

Por sua vez, Sirotsky começou a sua fala com a alegação de que "não houve crise no setor midiático", mas, sim, "mudanças". Ele explicou que a RBS Ventures faz investimentos em marcas de áreas diversas, seguindo a ideia do marketing for equity. O empresário afirmou, ainda, que o papel do investidor em um conselho "é poder trazer novas ideias e perspectivas de fora", e que "cada investidor deveria trazer expertise para o negócio". Por fim, ressaltou que "RBS e RBS Ventures são independentes."

Case Petlove

Na oportunidade de fala, Talita começou a explanação ao comentar como percebeu que a Petlove tinha condições para crescer a nível nacional e contou com a Globo para isso. "Fui eu quem procurou o Roberto [Marinho] para expandir", completou. Ela revelou que conseguiu angariar o capital antes da pandemia, o que a permitiu manter o negócio, e pontuou que aplicar recursos exige "conservadorismo". Por fim, a empreendedora ainda justificou a procura pela Globo Ventures: "Nós, da Petlove, não entendíamos de mídia de massa, então decidimos aprender."

*Esta matéria foi produzida pelo aluno Henrique Cirne Lima.


O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha em tempo real o South Summit Brazil - edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia -, realizado de 29 a 31 de março, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Neste ano, estudantes da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) reforçam a cobertura do portal, que conta com matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento, repercutidas nas redes sociais - Facebook, Twitter e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio. O apoio é do Grupo RBS e da Famecos.

Comentários