Fala, mercado: Rafael Guerra

"O South Summit amarra todo um contexto de Inovação que vinha sendo fomentado", disse ele, ao Coletiva.net

Rafael Guerra, gestor de Marketing e Inovação da CDL - Crédito: Coletiva.net

O primeiro ponto a ser destacado é: acontecer. Essa é a visão do gestor de Marketing e Inovação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-POA), Rafael Guerra, sobre o South Summit Brasil. "Esse contexto de Inovação, que a cidade e o Estado estão criando e acelerando nos últimos anos, precisava de um marco, e o evento amarra tudo isso", opinou, ao Coletiva.net. Para ele, reunir as empresas, o poder público, a iniciativa privada, as startups, todo ecossistema, e tangibilizar isso é o ponto alto dos últimos três dias. 

Rafael destacou que a realização da feira também passa pelo esforço de iniciativas como o Pacto Alegre, a Aliança pela Inovação e o investimento das empresas em Tecnologia. "Estamos realmente em outro momento. E o South Summit congrega tudo isso. Como estão dizendo: é realmente a cereja do bolo", enalteceu. Para o executivo, que é também diretor de Relacionamento com Entidades da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), o evento coloca definitivamente Porto Alegre num mapa global de Inovação como referência na formação de novos negócios, atração de investidores, e organização da sociedade civil com o poder público para viabilizar esses projetos.

Ele entende que o principal legado para a capital gaúcha é a continuidade do South Summit, pois este não terminará, de fato, nesta sexta-feira, 6, no Cais Mauá. "Em eventos, sempre falamos que a dificuldade é realizar a calda longa, mas este aqui já começa com uma continuidade, já tem outra edição confirmada ano que vem, tem um desenho para os próximos anos", comemorou. E ainda neste cenário, disse que as startups que vão ser aceleradas a partir de investimentos que conseguirão aqui, terão tempo para conseguir construir ou acelerar os seus negócios para algo mais consistente. 

Para Rafael, começa a nascer um novo olhar não apenas para estas empresas nascentes, mas também para os talentos locais, e este é mais um fator importante que o South Summit deixará. "Ele traz um conceito de conexão que deverá inspirar as instituições de ensino, o poder público e os investidores, que verão cada vez mais oportunidades no Rio Grande do Sul", salientou.

O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha em tempo real os três dias do South Summit - um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia, realizado de 4 a 6 de maio, no Cais Mauá, em Porto Alegre. No evento, serão mais de 400 palestrantes e 50 finalistas escolhidos entre os mil projetos inscritos para o Startup Competition. A cobertura on-line, que tem o apoio do Grupo RBS e da HOC, será atualizada com matérias no portal, entrevistas exclusivas, e repercutidas no Facebook e Twitter, fotos no Instagram do portal, bem como drops em Coletiva.rádio

Comentários