POA2020: Qualquer pessoa pode empreender?

Alessandra Faria, coordenadora de atendimento do Sebrae revelou as qualidades de quem busca este caminho

Além disso, Alessandra também apresentou cinco hábitos de profissionais de sucesso - Crédito: Reprodução/POA2020

Empreendedorismo, esse negócio é para mim?' Este foi o questionamento ao qual Alessandra Faria, coordenadora de atendimento do Sebrae, procurou responder no encontro virtual desta tarde no Festival POA2020 - Exponencialidade para todos. Ela revelou dez comportamentos considerados essenciais para tal. Além disso, trouxe os cinco hábitos encontrados em empresários de sucesso.

Antes, no entanto, de abordar as características profissionais, Alessandra destacou uma questão pessoal, mas que influencia em todas as outras: o autoconhecimento. "Você precisa saber quais são seus pontos fracos e fortes, porque somente assim vai conseguir chegar cada vez mais próximo de potencializar o que você já tem de bom e melhor desenvolver o que não está tão bom ainda!".

O primeiro comportamento empreendedor é o estabelecimento de metas, pois o profissional tem que ter um propósito. O segundo, a busca de informações e aprendizagem. O terceiro, planejamento e monitoramento sistêmico, no qual ela ressaltou a parte financeira.

"Essa questão do controle financeiro e de manter todos os registros é extremamente importante para toda a empresa (...) Tem que ser extremamente organizado, planejado e com um acompanhamento diário. Porque é o financeiro que vai te auxiliar a tomar decisões referentes a tua empresa. Somente ele vai dizer se você pode fazer o que está pensando em executar", explicou.

A busca de oportunidades e iniciativas; a persistência; o comprometimento; a exigência de qualidade e eficiência, correr riscos calculados, manter redes de contatos e ter independência e autoconfiança completam a lista de 10 características do empreendedor, citadas pela profissional. 

Além disso, Alessandra também apresentou cinco hábitos de profissionais de sucesso. Acordar cedo e fazer exercícios, se manter fiel ao orçamento financeiro, ter objetivo muito definidos e tirar um tempo para descansar foram as atitudes apresentadas por ela.

Assim, a coordenadora de atendimento do Sebrae respondeu à pergunta que norteou a explanação. "O empreendedorismo é para todos. A grande questão é a perseverança!", concluiu.

Sobre o POA2020

Com o apoio da Do it, Coletiva.net marca presença on-line no POA2020, cujo propósito é debater a produção de sentido na exponencialidade das transformações provocadas pela tecnologia e pelos modelos de inovação. A cobertura do evento, com transmissão virtual, é produzida pelas jornalistas Cleidi Pereira, Nathália Ely e Patrícia Lapuente. A iniciativa é uma realização da Aliança para Inovação, do Pacto Alegre e do Porto Alegre Inquieta.

Comments