SXSW: como a inovação e o propósito guiam mudanças

Bate-papo contou com Melanee Hannock, do St. Jude Children's Research Hospital; Jesus Chavez, da Black // Brown; e Wade Allen, da Brinker International

Painel debateu inovação e diversidade

A inovação anda de mãos dadas com o propósito em prol das mudanças, especialmente nos tempos atuais, quando uma pandemia assola o mundo. E é sobre isso que Melanee Hannock, do St. Jude Children's Research Hospital; Jesus Chavez, da Black // Brown; e Wade Allen, da Brinker International conversaram em bate-papo nesta quinta-feira, 18, no SXSW.

Jesus acredita que a chegada da pandemia acelerou a inovação e contou que seu trabalho é ajudar as empresas a pensarem estratégias de como desenvolver novos mercados e novos produtos. "Em 2020, as organizações precisaram, primeiro, pensar em como sobreviver à crise", declarou. Segundo Wade, o mercado de restaurantes foi um dos mais afetados durante a pandemia e foi preciso se readaptar aos novos tempos. "Foi um ano difícil, mas acho que a inovação é o combustível para os negócios, e se você tem propósito, você se preocupa com a inovação", disse.

Sobre diversidade, Jesus falou que isso se conecta com a inovação e citou um estudo do Boston Consulting Group, de 2018, sobre como a inovação cresceu em empresas que têm um quadro de funcionários diversificado, pois são pontos de vista de diferentes pessoas olhando para um mesmo problema, ou seja, surgirão diferentes soluções.

De acordo com Wade, o problema da inovação nas empresas é que elas não são inovadoras, "porque fazem sempre a mesma coisa e esperam resultados diferentes". Para lograr e achar novas soluções, segundo ele, é preciso colocar diferentes pessoas numa mesma sala para debater sobre um mesmo assunto. "Com diversidade de pensamento, surgem grandes ideias", afirmou. No entanto, Jesus acha que as empresas não estão preparadas para oferecer um ambiente no qual as pessoas discordam umas das outras. "Eu acredito que o caos traz oportunidades e quando as coisas não estão bem, você tem liberdade para fazer coisas que não faria se fosse o contrário."

Ao final, Wade deixou um conselho para os jovens que estão no início da carreira: "Nunca desista ou ache o status quo bom o suficiente. Tente sempre ir além e busque o melhor. Você vai se deparar com muitos muros de concreto, cabe a você achar passagem pelo lado, por baixo ou por cima deles".


Coletiva.net realiza pela terceira vez a cobertura do South by Southwest (SXSW), com o apoio da Alright. Realizado normalmente no Texas, estado norte-americano, em função da pandemia de Covid-19 o festival de Inovação, Cultura e Criatividade acontecerá neste ano de maneira on-line. A repórter especial do portal Gabriela Boesel é quem acompanha o evento pela segunda vez, e relata as principais tendências e insights de personalidades e empresários de grandes players mundiais

Comments