Hambúrguer de jornal

Por Grazi Araujo

Sexta-feira passada, ainda pela manhã e antes mesmo de começar a folhear o jornal, eu já estava planejando um almoço com alguns colegas, mas ainda sem cardápio pré-definido. Peguei um café e abri a Zero Hora, sem imaginar que a decisão do meio-dia estava logo ali. Foi então que lá no meio do jornal, me deparei com o caderno Destemperados e um hambúrguer na capa, daqueles de salivar. Sim, a edição era especial sobre essa delícia de lanche. Quando cheguei na página central, bati o olho em uma das opções e chamei os colegas: bora? Ao ver a foto - tanto do que eu sugeri como de todas as outras opções - ninguém hesitou.

Essa historinha foi para contar que o editorial influencia - e muito - na decisão de compra. E como mensurar isso? Se eu não tivesse escrevendo o texto de hoje sobre o que me levou a decidir o almoço, provavelmente seria apenas mais uma cliente que fez um pedido e deu.

Então, está lá atrás, está a assessoria de comunicação quebrando a cabeça em sugestão de pauta, conversando com os colegas da redação, trabalhando para ser referência de informação. Poucos sabem todo o caminho que é percorrido para uma pauta virar notícia. Tem sorte, tem acaso, mas tem, também, planejamento, experiência, feeling, criação e um montão de coisas legais que constroem marcas.

Tem cliente que entende esse caminho a ser percorrido, outros que têm pressa, aqueles que não valorizam "só duas linhas" na página 3 de um grande jornal ou uma sonora de 20 segundos. A comunicação vai bem mais longe do que a gente imagina, vale muito mais do quanto se paga. A mensagem chega pela leitura, pela indicação, pelo print, pela publicação do que foi veiculado.

Autor
Grazielle Corrêa de Araujo é formada em Jornalismo, pela Unisinos, pós-graduada em Marketing de Serviços, pela ESPM, e com MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada, pela Cândido Mendes. Atualmente é chefe de Comunicação Social na Casa Civil do Rio Grande do Sul. Também responde pela Comunicação Social da Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs) e da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). Tem o site www.graziaraujo.com.

Comments