A Arte de Nos Permitirmos

Por Fernando Puhlmann

"A minha música é o reflexo da sinceridade"
Heitor Villa-Lobos

A música é a poesia em notas, mesmo quando não há versos. Villa-Lobos foi um gênio muito bem compreendido, mesmo quando as histórias de sua vida foram misteriosas. Entendeu como ninguém o quanto contar à sua aldeia podia ser universal. A magia dos sons brasileiros misturados aos acordes de orquestras sinfônicas mundo afora o tornaram gigante.

A vida é isso: uma construção do que já foi feito anteriormente, potencializado por nossos talentos. A reinvenção da roda sempre é necessária, pois só assim colocamos o nosso DNA nas nossas produções diárias, e elas nem precisam ser geniais como foram as dele, só precisam ser nossas.

Precisamos acreditar no que fazemos, entregar suor e fantasia. A vida não é um sopro, a vida é uma construção diária do nosso infinito particular, uma guerra surda contra nosso maior inimigo: nós mesmos.

A inércia confortável nos prende em sofás e camas, e não permite que a gente brigue por sonhos que, na maioria das vezes, são muito palpáveis e, principalmente, extremamente realizáveis. A crítica de terceiros não é o nosso maior sabotador, embora muitas vezes a gente coloque aí a culpa das chances jogadas no lixo, o nosso maior sabotador é a autocrítica.

Ficamos presos em casamentos falidos, empregos amargos, amizades falsas, cidades cinzas, simplesmente por que não ousamos dizer: levanta e anda. A vida não acaba hoje à meia noite, nem sexta e muito menos em dezembro. A vida é um eterno construir em cima do que acreditamos, e foi isso que esse gênio fez, ousou sonhar em misturar música caipira com erudita, simplesmente porque ele queria fazer.

Isso é genial. Não ter limites em produzir o que se gosta pode parecer simples, mas antes de ser braçal, é psicológico.

Villa-Lobos entrou para história da música universal criando, em cima de uma base que já existia, o nosso folclore, a nossa cultura. A sensibilidade de enxergar o belo, o virtuoso, no popular, nos ensina que é necessário estarmos aberto ao todo, afinal, a nossa grande obra da vida pode ter sido iniciada muito antes de termos nascido.

Sejamos corajosos e fiéis a nós, respeitemos nossa história, contemos à nossa aldeia, e o simples pode virar magnífico, mesmo que seja só para nós mesmos. Afinal, não existe sentimento melhor que nos olharmos no espelho e nos reconhecermos por inteiro. Permita-se.

Autor
Sócio-cofundador da Cuentos y Circo, Puhlmann é um dos principais especialistas em YouTube do país, com um olhar focado em possibilidades de faturamento na plataforma e uma larga experiência em relacionamento com grandes marcas do mercado de entretenimento. Além de diretor de Novos Negócios da CyC, tem também no seu currículo vários canais no país, entre eles o do escritor Augusto Cury, do Gov Eduardo Leite, Natália Beauty e do Grêmio FBPA, sempre atuando como responsável pela estratégia de crescimento orgânico dos canais. Já realizou palestras sobre a nova Comunicação juntamente com diretores do YouTube Brasil como a abertura do 28º SET Universitário da Famecos-PUCRS, o YouPIX/SP e o Workshop YouTube Gaming Porto Alegre. Desde 2013, Puhlmann ministra cursos, seminários e oficinas sobre YouTube, tendo mentorado mais de 30 canais nos últimos anos.

Comments