A falta que os humanos precisam

Por Luan Pires

Quando humanos vão para um lugar novo e começam coisas novas parece que existe uma necessidade de esquecer o que ficou pra trás, não porque foi ruim, mas porque era legal e não vão ter mais ter aquilo todo dia. O que vocês não falam muito é que dói olhar pra frente também porque vocês começam a se sentir culpados por estarem bem. É como se a existência humana fosse um quebra-cabeça que está sempre perdendo e ganhando peças ao mesmo tempo. Uma coisa sempre feliz e sempre triste, também. Mas, de tantas definições que ganhei, gosto dessa do quebra-cabeça: eu sou o ato de ficar ganhando e perdendo peças ao mesmo tempo. É uma pena para vocês humanos que algumas ficam mais tempo no quebra-cabeça que outras. 

Dito isso, acho admirável como humanos são completos em sua incompletude. Um humano sem um buraco a preencher é um humano incompleto. Humanos precisam de um propósito, por mais simples que seja. Uma razão para enfrentar os desafios diários. Alguns encontram nas pessoas a sua volta, na profissão ou em ações sociais. Não importa o que move os humanos. Importa é estarem se movendo.

Por isso, quando o desgaste abate suas pobres cabecinhas, sempre dou um jeito de lembrá-los que vocês são maiores do que críticas, aborrecimentos ou dificuldades. Isso não quer dizer que tudo isso não machuca e deixa traumas. Mas, encará-los não como uma ponte, mas como um desafio a ser enfrentado para chegar onde vocês querem chegar - não torna as coisas mais fáceis - mas lembra que o difícil pode ser superado porque assim você o quer e assim você vai fazer. Vocês sempre fazem.

Com Amor, Vida. 

Autor
Luan Nascimento Pires é jornalista e pós-graduado em Comunicação Digital. Tem especialização em diversidade e inclusão, escrita criativa e antropologia digital, bem como em estratégia, estudos geracionais e comportamentos do consumidor. Trabalha com planejamento estratégico e pesquisa em Publicidade e Endomarketing, atuando com marcas como Unimed, Sicredi, Corsan, Coca-Cola, Auxiliadora Predial, Deezer, Feira do Livro, Museu do Festival de Cinema em Gramado, entre outras. Articulista e responsável pelo espaço de diversidade e inclusão na Coletiva.net, com projetos de grupos inclusivos em agências e ações afirmativas no mercado de Comunicação. E-mail para contato: [email protected]

Comentários