A última chance do ano

Por Rafael Cechin

Mais uma hora da verdade está chegando para a dupla Gre-Nal. O fim do intervalo de duas semanas só com treinos e preparação será no fim de semana com duelos do Grêmio em casa diante do Mirassol e do Inter contra o Palmeiras fora de casa. Isso tudo uma rodada antes do clássico do dia 21 agora de setembro. A pergunta da vez é: será que os dois técnicos sobrevivem até o fim do mês? 

O Mano Menezes é o que está há mais tempo a perigo e nas últimas semanas recebeu reforços para evitar ou adiar um pouco mais a demissão. Arthur e Willian são contratações que podem, sim, fazer o time render mais, devem estrear no clássico no Beira-Rio. 

No lado do Inter, Roger Machado não tem reforços de fora mas ganha jogadores recuperados de problemas médicos. A perspectiva de mudanças na escalação cria expectativas de melhoras no retorno ao Brasileirão. Do "1 ao 11" os colorados esperam há meses ver mais dentro de campo.

A tabela de classificação é implacável com ambos os lados da gangorra. Faltando 17 rodadas para cada clube, ou dois meses e meio para o fim da temporada, não há mais chances de título, a vaga na Libertadores depende de um desempenho que ainda não ocorreu em 2025, o que deve restar é a briga por um lugar na Sul-Americana e evitar o vexame do rebaixamento.

É muito pouco para as nossas torcidas, nem precisa dizer. Nas datas FIFA de setembro, os dois tiveram tempo para trabalhar, de novo. Vão voltar melhor do que na parada da Copa de Clubes? Esperamos que sim, apesar de duvidar muito. 

Na metade do ano para cá, em cerca de 50 dias, vimos eliminações nos playoffs da Sul-Americana, na Copa do Brasil e na Libertadores. Muito aquém do que esperado quando tiveram muito tempo para arrumar as casas enquanto rolava o Mundial de Clubes. 

O Inter tem 17 pontos conquistados nas três competições que disputou nesse período. Aproveitamento de 44% em 13 partidas, o que hoje fica dentro da média do time no Brasileirão. O Grêmio é ainda pior, com apenas 30% dos pontos ganhos em 10 jogos que realizou, o que o colocaria no Z-4 mantendo o ritmo.

Essa gangorra tá equilibrada por baixo esse ano. Torçamos, como sempre, para que a fase sem jogos e de muita preparação eleve o patamar da dupla Gre-Nal. É a última chance da temporada para melhorar.

Autor
Jornalista graduado e pós-graduado em gestão estratégica de negócios. Atua há mais de 25 anos no mercado de comunicação, com passagem por duas décadas pelo Grupo RBS, onde ocupou diversas funções na reportagem, produção e apresentação, se tornando gestor de processos e pessoas. Comandou o esporte de GZH, Rádio Gaúcha, ZH e Diário Gaúcho até 2020, quando passou a se dedicar à própria empresa de consultoria. Ocupou também, do início de 2022 ao final de 2023, o cargo de Diretor Executivo de Comunicação no Sport Club Internacional. Atualmente mantém a própria empresa, na qual desde 2021 é sócio da Coletiva,rádio, e é Gerente de jornalismo e esporte da Rádio Guaíba.

Comentários