Carne de Cachorro
Por Fernando Puhlmann

"Desconhecer o que deveria conhecer é ignorância,
mas desconhecer o que conhece é estupidez"
Eanes A. de Souza
Parabéns, o obvio aconteceu! Sim, exatamente isso, a chuva voltou, a enchente veio junto e não estávamos preparados mais uma vez para o desastre.
Há pouco mais de um ano, a cidade foi destruída pela maior tragédia climática da sua história, um volume monstruoso de chuva caiu no RS ao mesmo tempo, colapsando completamente rios e lagos, invadindo bairros de Porto Alegre e Grande Porto Alegre, desalojando pessoas, acabando com pequenos negócios, matando seres humanos, animais e sonhos.
Choramos, lutamos, nos apoiamos, recebemos ajuda do país e do estrangeiro, levantamos como pudemos, tentamos mirar o futuro e... reelegemos o prefeito que deixou a água entrar na cidade pelos bueiros, porque as Casas de Bombas não funcionaram.
Se eu escrevesse um conto, destes que eu posto aqui às vezes, dizendo que um homem deixou a sua cidade ser destruída por irresponsabilidade/incompetência e, com isso, ganhou o direito de cuidar dessa cidade por mais quatro anos, com o voto DIRETO e DETERMINANTE justamente das pessoas que perderam tudo, vocês me chamariam de louco. Mas foi isso que aconteceu, na vida real.
O Prefeito de Porto Alegre, que deixou a cidade ser arrasada e devia ser afastado imediatamente do cargo para responder civil e criminalmente pelo feito, foi reeleito com grande maioria dos votos na periferia. Esta mesma periferia que, hoje, sofre novamente mais uma invasão das águas porque não temos um sistema de defesa contra isso que seja minimamente eficaz. É surreal, mas é isso. Não tem outro olhar, é estapafúrdio, mas é isso.
E aqui eu não vou entrar em uma guerra ideológica, embora eu tenha lado e a maioria das pessoas que me lê saiba bem qual é, mas vou tentar ir pelo lado prático da vida. Tu contratas um jardineiro, ele mata as tuas plantas por excesso de água e tu vais lá e renova o contrato dele por mais quatro anos. É óbvio que, em algum momento, ele vai matar elas de novo, seja porque ele não sabe cuidar delas, porque ele não gosta de plantas, porque ele é irresponsável ou porque ele só quer o teu dinheiro e não o compromisso com o teu jardim.
Viramos o jardim abandonado, cuidado por um incompetente falastrão. Que Deus pare as chuvas, porque se depender de nós, morreremos todos afogados, porém não comeremos carne de cachorro, afinal, morto não come carne nenhuma.