GENTE QUE FAZ A GENTE
Por Beto Carvalho
![](/files/e4da3b7fbbce2345d7772b0674a318d5/midia_foto/20241127/WhatsApp-Image-2024-08-28-at-12.11.31-1-2-1.jpeg)
![](https://coletiva.net/files/e4da3b7fbbce2345d7772b0674a318d5/midia_foto/20241127/bnr-beto-coletiva.jpg)
Recentemente, tive a honra de participar como palestrante da Convenção Nacional de Vendas da GENTE SEGURADORA, uma empresa que se destaca no segmento de seguros com mais de 50 anos de atividades no mercado brasileiro. A par da solidez da gestão evidenciada nos dados e indicadores apresentados por seus gestores, chamou-me a atenção o grau de comprometimento de seus colaboradores com os valores da instituição. Porém, acima de tudo, foi o foco no propósito de colocar as pessoas - colaboradores e clientes - como centro estratégico da sua atuação que me inspirou a fazer esta crônica.
Ao subir ao palco, contagiado pela atmosfera emocional do evento, senti que minha voz não deveria ser apenas emitida pela vibração das cordas vocais, mas sim que emanasse do pulsar da alma, como se o som fosse soprado pelo peito, não pela simples articulação bucal.
Lembrei-me de uma frase que expressei em um recente podcast que participei: "Se os objetivos de uma empresa forem tão somente o curto prazo, esta deve focar em resultados. Se forem de médio prazo, deve também desenvolver indicadores. Porém, se os objetivos forem para uma vida inteira, é imprescindível cultivar pessoas."
A Gente Seguradora é um exemplo vivo disso. Ao longo dos seus 50 anos de vida corporativa, ela não só vem obtendo grandes resultados, como também aprimora consistentes indicadores. No entanto, no DNA da empresa, encontramos a essência traduzida em marca: GENTE. Isso significa que a empresa entende que o sucesso não vem apenas de números e metas financeiras, mas especialmente do valor que se dá às pessoas.
A Gente Seguradora é uma empresa que não apenas vende seguros; ela cuida de gente, compreendendo que o êxito empresarial não se resume à obtenção do lucro, mas principalmente no impacto positivo na vida das pessoas. E é isso que a torna uma empresa sólida e respeitada no mercado.
Em um mundo cada vez mais competitivo e focado exclusivamente em resultados financeiros, a Gente Seguradora é um exemplo de que esses resultados podem ser alcançados de uma maneira mais humana e sustentável. Uma lição que podemos aplicar em nossas próprias empresas, em nossas vidas, e que certamente nos levará a um futuro mais condizente com o real sentido da nossa existência.