Heróis
Por José Antônio Moraes de Oliveira
"Pobre do país que não tem heróis.
Miserável é o país que precisa de heróis"
Bertolt Brecht.
Para os sábios gregos, heróis eram seres híbridos, semi-deuses, filhos de deuses que se uniram a mortais, assumindo uma dupla faceta: sobrenatural (com poderes extraordinários) e humana (com fraquezas e limitações). Já a escola freudiana ensina que o Homem criou os heróis para lidar - e aceitar - a sua pequenez e limitação. Na antiguidade clássica, semi-deuses; depois, heróis de carne e osso; nos tempos modernos, super-heróis, em muito distantes de Hércules ou de Aquiles, mas com os mesmos ideais: Justiça, Paz e o Bem.
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Os heróis da mitologia clássica foram substituidos por heróis de carne e osso, que despontam em guerras, conflitos e lutas de libertação. São pessoas aparentemente normais que, em certas circunstâncias ou mediante convincentes chamamentos, revelam dotes e capacidades excepcionais.
As páginas da História estão recheadas de figuras inspiradoras, como Viriato, o primeiro herói da portugalidade; Robert Wallace, o rebelde que desafiou os barões ingleses. E com lugar reservado para as heroínas: Boadiceia, a rainha celta que liderou as tribus do Norte contra as legiões romanas, e claro, Santa Joana d´Arc, na França dominada pela Inglaterra.
O frances Jean Paul Sartre não foi generoso com heróis e heroínas. Para ele, são fantasmas de si mesmo, alimentados por aqueles que lhe querem heróis, que vivem o papel de uma fantasia salvadora. O filósofo do existencialismo escreveu que todo homem que se pretende herói alimenta o pavor de sua existência, quase sempre herdada como culpa. E que, em sociedades empobrecidas em espírito, é frequente surgir a necessidade de um herói. Para isso, basta a vontade e o instinto coletivo - e logo aparece o Herói.
Talvez seja por estas e outras que Bertold Brecht dizia ser pobre o povo que precisa de heróis. Seu personagem Galileu completa, afirmando que, quando um povo precisa de heróis é porque ele permanece como escravo da tirania do medo e ignorância. Que ainda não conseguiu construir o caminho para a liberdade. E com a sagracão de seu herói, surge o paradoxo - o mesmo povo não será livre, pois o herói não deixa de ser um escravo.
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Em contraponto, Andreas, o auxiliar de Galileu, afirma que "pobre é o povo que não tem seu herói". Talvez Andreas, não possui o entendimento que liberdade é o resultado de uma produção coletiva. Enquanto a História demonstra que Revolução e Democracia não dependem de heróis, Stan Lee, o criador dos super-herois que habitam nosso imaginário lembra:
"- Todos nós desejamos ter superpoderes.
Os heróis nos permitem sonhar que podemos
fazer mais do que somos capazes ".
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