IN FORMA

Marino Boeira

QUEM PRECISA DE HERÓIS ?

Quantas vezes você já leu ou ouvi alguém dizendo, para se defender de alguma acusação, que as frases que o condenam "foram tiradas do seu contexto"?

Eu diria que certas frases célebres de importantes personagens da história foram tiradas também do seu contexto.

Uma dessas frases sempre citadas é de Bertold Brecht (1898/1986) : "Triste de um povo que ainda precisa de heróis". A frase é do personagem Galileu Galilei na peça que leva seu nome de 1944.

Bertolt Brecht foi um marxista a vida toda e procurou na sua grande obra teatral (Mãe Coragem, A Alma Boa de Set Suam, A Ópera dos Três Vintéis e Terror e Miséria no Terceiro Reich, entre outras) mostrar que o povo é verdadeiro herói revolucionário, mas nunca abriu mão de enaltecer as figuras históricas que esse mesmo povo escolheu para representá-lo nas lutas de classe.

São figuras que, antes e depois de Brecht, como Lenin, Mao, Fidel e Guevara, entre tantos outros, se tornaram os porta-vozes dos anseios revolucionários dos seus povos.

O grande problema é quando o povo escolhe falsos heróis para representá-lo. A história novamente está cheia de exemplos desses erros.

Alguém que deveria se colocar na frente da luta de classes, que segundo disse uma vez Karl Marx é o motor da história, mas que em vez disso concilia com o inimigo.

Infeliz então é então o povo que deixa se enganar pelo discurso desse falso líder.

Autor
Formado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), foi jornalista nos veículos Última Hora, Revista Manchete, Jornal do Comércio e TV Piratini. Como publicitário, atuou nas agências Standard, Marca, Módulo, MPM e Símbolo. Acumula ainda experiência como professor universitário na área de Comunicação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e na Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos). É autor dos livros 'Raul', 'Crime na Madrugada', 'De Quatro', 'Tudo que Você NÃO Deve Fazer para Ganhar Dinheiro na Propaganda', 'Tudo Começou em 1964', 'Brizola e Eu' e 'Aconteceu em...', que traz crônicas de viagens, publicadas originalmente em Coletiva.net. E-mail para contato: [email protected]

Comments