IN FORMA
Marino Boeira
QUEM PRECISA DE HERÓIS ?
Quantas vezes você já leu ou ouvi alguém dizendo, para se defender de alguma acusação, que as frases que o condenam "foram tiradas do seu contexto"?
Eu diria que certas frases célebres de importantes personagens da história foram tiradas também do seu contexto.
Uma dessas frases sempre citadas é de Bertold Brecht (1898/1986) : "Triste de um povo que ainda precisa de heróis". A frase é do personagem Galileu Galilei na peça que leva seu nome de 1944.
Bertolt Brecht foi um marxista a vida toda e procurou na sua grande obra teatral (Mãe Coragem, A Alma Boa de Set Suam, A Ópera dos Três Vintéis e Terror e Miséria no Terceiro Reich, entre outras) mostrar que o povo é verdadeiro herói revolucionário, mas nunca abriu mão de enaltecer as figuras históricas que esse mesmo povo escolheu para representá-lo nas lutas de classe.
São figuras que, antes e depois de Brecht, como Lenin, Mao, Fidel e Guevara, entre tantos outros, se tornaram os porta-vozes dos anseios revolucionários dos seus povos.
O grande problema é quando o povo escolhe falsos heróis para representá-lo. A história novamente está cheia de exemplos desses erros.
Alguém que deveria se colocar na frente da luta de classes, que segundo disse uma vez Karl Marx é o motor da história, mas que em vez disso concilia com o inimigo.
Infeliz então é então o povo que deixa se enganar pelo discurso desse falso líder.