Colunas

Mulheres, política e jornalismo

Muitos pensadores já discorreram sobre o ato de ler e sua importância no desenvolvimento da cidadania. Paulo Freire, por exemplo, dizia que a leitura é um ato político e libertador e que a leitura não é um simples ato de consumir textos, mas um processo de reinventar e reescrever o que foi lido. Aristóteles pregava que a leitura é o caminho mais curto para o conhecimento. Enquanto Kafka ensinava que um livro deve ser como um machado diante de um mar congelado em nós. Por isso, hoje a coluna fala de um curso de leitura e de dois lançamentos de livros nos próximos dias.

O Instituto de Letras da UFRGS tem um grupo de leitura de literatura brasileira feminina, chamado Mulheres Além do Cânone, que promove um curso de literatura feminina no século XX. São encontros que ocorrem em seis sábados, um em cada mês, de março a julho, e no segundo semestre de agosto a dezembro. A cada encontro uma obra de uma década de grandes autoras, nem sempre com o devido reconhecimento público. Em parceria com a Fundação Ecarta, o curso Mulheres Além do Cânone fornece certificado de extensão para quem tiver presença regular.

A proposta é redescobrir a literatura brasileira a partir das vozes das escritoras mulheres historicamente marginalizadas. No próximo sábado, 23, o encontro tratará sobre a obra Vertigens, de Laura Linhares. O livro prende o (a) leitor (a) de uma forma que quando se começa a leitura não se deseja parar, numa ânsia de descobrir logo o final. O mais interessante é que o curso/clube de leitura é todo ministrado por alunos de Letras da UFRGS. Devorei o livro em três dias.

E como tudo na vida é política (na minha singela opinião), o deputado federal Paulo Pimenta lança seu livro “Da Resistência à Reconstrução – a Luta por Justiça e Democracia”, na sexta-feira, 22, às 18h30, no Clube de Cultura (Ramiro Barcelos, 1853).  Nele, Pimenta compartilha relatos, bastidores e reflexões com o olhar de quem sempre esteve na linha de frente na luta pela nossa democracia. Com o prefácio assinado pelo presidente Lula, a obra conta a missão de Pimenta na reconstrução do Rio Grande do Sul durante a enchente de 2024, a maior tragédia climática já vista no Estado.

Para quem aprecia o bom jornalismo, como ele sempre deveria ser, segue uma dica. O Humberto Trezzi lança no dia 27, a partir das 18h, no Espaço Amelie ((Vieira de Castro, 439), o livro “Crime S.A. – 40 anos de investigação jornalística”. Trata-se de uma compilação de 11 temas que nortearam matérias investigativas do jornalista, que tem mais de quatro décadas de atuação na reportagem de Zero Hora. Convivi diariamente com o Trezzi durante 15 anos e posso afirmar, sem medo de errar, é um dos melhores repórteres em atividade no jornalismo brasileiro. Um jornalista que honra a profissão. E um especialista na área de segurança. O livro é uma publicação da Carta Editora. E vale muito a leitura.

Autor

Márcia Martins

Márcia Fernanda Peçanha Martins é jornalista, formada pela Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), militante de movimentos sociais e feminista. Trabalhou no Jornal do Comércio, onde iniciou sua carreira profissional, e teve passagens por Zero Hora, Correio do Povo, na reportagem das editorias de Economia e Geral, e em assessorias de Comunicação Social empresariais e governamentais. Escritora, com poesias publicadas em diversas antologias, ex-diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) e presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Porto Alegre (COMDIM/POA) na gestão 2019/2021. E-mail para contato: [email protected]
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.