O dia dos nossos professores

Por Anelise Zanoni

Depois de três anos fora das salas de aula presenciais, tive a alegria de encontrar ao vivo e a cores um grupo de 15 empresários da área da gastronomia. Não conheci o rosto dos alunos, porque todos estavam só com os olhos de fora e o restaurante da face, abraçado por uma máscara. Mesmo sem vê-los por inteiro, senti imensa alegria em poder conversar pessoalmente com eles, dividir experiências e ensinar.  

Aprender presencialmente faz toda a diferença. O professor pode ver e sentir a reação de cada um dos seus alunos. E eles parecem que compartilham mais, se sentem mais presentes na aula. Sem falar que, presencialmente, não corremos o risco de um aluno se esconder, como ocorre em algumas chamadas de vídeo na qual a gente nem sabe se o aluno está por lá....

A total retomada das aulas presenciais deve acontecer em breve em diferentes destinos brasileiros. É um grande avanço não só para as instituições, mas principalmente para a educação, que precisa ganhar mais fôlego no Brasil. 

Crianças e adolescentes foram prejudicados demais nestes últimos dois anos e talvez até tenham dificuldade de se adaptar com a volta total. Os professores foram desafiados a montar aulas pela web, que exigiam equipamentos de qualidade, internet rápida e muita paciência. Foram super-heróis!

Meu retorno presencial depois de tanto tempo me deu esperança. Com o avanço da vacinação, parece que, aos poucos, estamos voltando a uma vida quase normal. Na educação, o presencial é vida, é troca. Por isso, valorize seu professor, especialmente hoje que é um dia dedicado a ele!

Tenho inúmeros professores inesquecíveis, que me ensinaram muito e deixaram um legado para minha trajetória. Ser professor é ter a graça de compartilhar conhecimento e de conhecer diferentes histórias de vida. Assim, espero que esta retomada seja só de felicidade aos professores que, em muito breve, poderão ver de perto os olhos de seus alunos - o rosto completo a gente ainda não sabe quando... mas é apenas um detalhe. 

Feliz dia dos professores!

Autor
[email protected] Mestre e doutora em Comunicação Social, a jornalista é CEO da Way Content Agência da Comunicação, especializada em turismo, gastronomia e estilo de vida, e fundadora do projeto Travelterapia, que divulga destinos, experiências e cria projetos de branded content. Em 2019 foi finalista da categoria Imprensa do Prêmio Nacional de Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo. Tem experiência como repórter e editora, e é freelancer de publicações como Viagem Estadão e Veja Comer & Beber. Trabalhou 12 anos na redação do jornal Zero Hora e produziu conteúdos para veículos como Sunday Independent, Hola!, Contigo!, Playboy, Veja, Globo.com e Terra. Também atuou por 10 anos como professora de universidades como Unisinos e ESPM, passando pelos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Produção Fonográfica. Atualmente pesquisa o papel da imprensa no desenvolvimento do turismo e já estudou em países como Irlanda, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos.

Comentários