Onda nostálgica

Por Flávio Dutra

Quem lembra desses programas?

- Assista hoje na sua Tv Piratini, Canal 5, a mais um episódio de "Os Intocáveis" Estrelando Robert Stack como Eliot Ness, o agente federal que não dá trégua aos mafiosos de Chicago comandados por AL Capone.

- Não perca o episódio de hoje de "O Vigilante Rodoviário", o empolgante seriado brasileiro, a cores. O inspetor Carlos e seu fiel cão Lobo lutando contra o crime nas rodovias brasileiras. 

- Conseguirá o doutor Richard Kimble provar sua inocência e encontrar o homem que matou sua esposa?   Acompanhe hoje na TV Gaúcha, canal 12, todas as emoções de "O Fugitivo", interpretado por David Janssen.

- Os Cartwright, pai e filhos, na defesa do rancho Ponderosa no hostil cenário de Nevada. "Bonanza" é muita ação, em cores, no velho oeste americano. Assista logo mais, depois do capítulo da novela (...). 

- Aqui tem diversão para as crianças de todas as idades. Na TV Difusora, canal 10, hoje é dia de muitas mágicas com a poderosa Samantha e o marido James em "A Feiticeira".  Não perca.

Pois é, neste período me bate uma onda nostálgica, mostrando que o tempo passa quando vem a lembrança dos anos 1960 e 70, em que as séries televisivas eram tão aguardadas como os capítulos das novelas. Havia poucos canais de TV e as atrações seriadas, especialmente as produzidas nos EUA, davam audiência e eram presenças obrigatórias nas grades de programação. Eventualmente canais a cabo resgatam as séries daquele período, encontráveis também no YouTube.

Hoje o domínio é dos streamings e a oferta de séries, minisséries e filmes de todos os gêneros, é entretenimento garantido. Tanto assim que nas rodinhas de conversas em família, na firma ou nos botecos, a troca de sugestões sobre as novidades dos streamings ganha espaço e interesse cada vez maior, rivalizando com os debates esportivos entre os homens e as novidades estéticas entre as mulheres.

A pergunta que cabe é: qual será a próxima novidade - inovação? - que o mundo da comunicação digital nos reserva? Como sempre, na falta de melhor resposta, apelo para o velho clichê: reina grande expectativa, enquanto torço para que não me faltem assuntos no novo ciclo que está começando.

 

Autor
Flávio Dutra, porto-alegrense desde 1950, é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com especialização em Jornalismo Empresarial e Comunicação Digital. Em mais de 40 anos de carreira, atuou nos principais jornais e veículos eletrônicos do Rio Grande do Sul e em campanhas políticas. Coordenou coberturas jornalísticas nacionais e internacionais, especialmente na área esportiva, da qual participou por mais de 25 anos. Presidiu a Fundação Cultural Piratini (TVE e FM Cultura), foi secretário de Comunicação do Governo do Estado e da Prefeitura de Porto Alegre, superintendente de Comunicação e Cultura da Assembleia Legislativa do RS e assessor no Senado. Autor dos livros 'Crônicas da Mesa ao Lado', 'A Maldição de Eros e outras histórias', 'Quando eu Fiz 69' e 'Agora Já Posso Revelar', integrou a coletânea 'DezMiolados' e 'Todos Por Um' e foi coautor com Indaiá Dillenburg de 'Dueto - a dois é sempre melhor', de 'Confraria 1523 - uma história de parceria e bom humor' e de 'G.E.Tupi - sonhos de guri e outras histórias de Petrópolis'. E-mail para contato: [email protected]

Comentários