Quem teve a ideia? Acho muito boa. O cara que a teve deve ter pensado que resolvia dois problemas ao mesmo tempo: dava espaço a poetas novos e a chance de leitura a pessoas que jamais comprariam um livro. A ideia é boa, sim, mas — lá vou eu, como sempre.
Em todos esses anos pude constatar que pra cada poema razoável — razoável, não bom —, há dezenas de coisas ridículas, ou simplesmente ilegíveis. Só porque os poetas novos não apareceram precisavam preencher esse espaço com qualquer coisa? Qual a lógica de tanta benevolência? Na falta de novos, não se poderia pedir uma mãozinha aos velhos: Drummond, Murilo Mendes, Bandeira, Cabral, Ferreira Gullar, Quintana e tantos outros?
O quê, meu senhor? Elitista, eu? Pensemos
Claro, todo mundo tem o direito de se expressar. Mas não tem o direito de esperar que todo mundo se atire de quatro pedindo a benção. Nem de esperar que o Estado custeie o mau uso que faz de adjetivos e advérbios.
E os leitores nos ônibus? Seria interessante saber quantas pessoas, depois de ler esses poemas, passaram a se interessar por poesia ou se desiludiram de vez. Seria interessante também saber quantos poetas passaram a andar mais de ônibus para poder reler a própria obra.
Poema bom
Mas esses dias topei com um ótimo poema num ônibus: “Os assentos vermelhos são preferenciais para idosos, gestantes e pessoas portadoras de deficiência”. Gostei muito dos “assentos vermelhos”. Aí está selada a paixão do poeta, infelizmente anônimo.
Dicionário do mau digitador
oOo Nuamerosas. Muitas peladas. oOo Dificuilmente. Não insista, ela não vai virar. oOo Estimuilar. Modos de segurar firmemente o marido ou a esposa em casa. oOo Inguais. Iguais por dentro. oOo Espexializado. Só pode ser aquele que sabe tudo de peixes. oOo Didátiva. Ensino de esportes. oOo Avordar. Dar uma cantada na vovozinha. oOo Sintétrica. Uma síntese pavorosa. oOo Cocolocando. Sei não, mas acho melhor ir pro banheiro. oOo Compatrilhar. Ir pelo mesmo caminho. oOo Golega.Companheiro de bebida.
Seção de polícia
Polícia prende chefão do roubo de galinha. João da Silva, 32 anos, chefe de uma quadrilha de ladrões de galinha, foi pego
Diálogo
Charlie Chaplin (meio irônico): “No fundo, os Estados Unidos são bons”.
Douglas Fairbanks (sério): “Pelo contrário, os Estados Unidos são bons na superfície. No fundo são um horror”.
