Renato x D'Ale: mais um Gre-Nal no caminho de dois ídolos
Por Rafael Cechin
Outubro chegou e com ele um momento de grande expectativa para o futebol gaúcho. O Gre-Nal marcado para o fim-de-semana dos dias 19 e 20 marca mais um capítulo de uma história, todos sabemos, mais do que centenária. E ainda é possível ter novidades no clássico. Desta vez, o jogo será cercado da rivalidade entre dois ícones. Renato Portaluppi e Andres D'Alessandro são ídolos das suas torcidas. Em condições diferentes, voltarão a se enfrentar este mês.
O retrospecto mostra vantagem do técnico gremista. São 16 confrontos desde as finais do Gauchão de 2011, com cinco vitórias tricolores, três triunfos do Inter com o argentino em campo e oito empates. Em meio aos resultados, muitas provocações e polêmicas. D'Ale simulou um binóculo para destacar a diferença na época entre os rivais, Renato respondeu debochando do número de títulos na carreira. Teve caixão, DVD e VHS, pedido de "arrego" e por aí vai. Tudo servindo de combustível para reforçar a idolatria.
O momento não está favorável ao Grêmio. E justamente a presença do treinador é o principal ponto de revolta da torcida. As eliminações na Libertadores e na Copa do Brasil, aliadas à campanha ruim no Brasileirão e à falta de soluções dentro do campo provocam fortes questionamentos. Estátua na esplanada da Arena, o multicampeão está muito perto de ter encerrada mais uma passagem pelo clube onde teve suas principais glórias.
O Gre-Nal pode dar certa sobrevida a Renato. Se conseguir afastar mais ainda as chances de ser rebaixado e, por tabela, atrapalhar o Inter na luta por vaga na Libertadores do próximo ano, o técnico terá devolvida boa parte da confiança no seu trabalho. Vai ser fácil? Longe disso. O tricolor parece não se encaixar na temporada, com a defesa sendo bastante vazada e o ataque efetivo porém insuficiente. Sem esquecer, claro, que encontrará do outro lado um adversário em crescimento e estável, jogando no Beira-Rio lotado. A pressão será gigante.
O clássico sinônimo de salvação para o ídolo gremista em caso de vitória será de redenção para D'Alessandro se o Inter ganhar. O retorno do argentino depois de um conturbado período de afastamento do clube veio acompanhado de melhoras no ambiente, no desempenho e nos resultados. Os torcedores acreditam em G-4, num 2025 com títulos, até quem sabe em ultrapassar Botafogo e Palmeiras ao final deste campeonato. A reversão de humor dos colorados vai às alturas se chegar a mais três pontos neste Gre-Nal.
Em condições e posições diferentes, inclusive ambos fora do campo jogo em função de punição a Renato, os ídolos viram uma boa rodada no último fim-de-semana. O treinador tricolor acompanhou à distância um empate com boas impressões diante do líder enquanto o atual diretor esportivo do Inter vibrou com mais uma vitória consistente no Beira-Rio. Antes do clássico, Fortaleza na Arena e Corinthians em São Paulo serão os desafios. Meu palpite é que os dois vencem. Esquentando mais um clássico sempre quente em nossas vidas.