Saímos Mais Fortes

Por Fernando Puhlmann

"Que nada nos defina. Que nada nos sujeite.

Que a liberdade seja a nossa própria substância."

Simone de Beauvoir

O preço da liberdade é a eterna vigilância. Sim, eterna! Estivemos mais perto do golpe de estado do que podíamos imaginar, e saímos mais fortes do que eles esperavam que saíssemos.

Quando falamos de liberdade, não podemos misturar ideologia. Liberdade é uma palavra que sozinha se basta. É, ou deveria ser, a premissa de qualquer ser humano de caráter não questionável, é a vela que nos conduz a terra firme, a luz que nos ilumina nas estradas mais escuras, a única razão pela qual qualquer sacrifício é válido.

Liberdade é a base de uma sociedade mais humana, justa e democrática. Toda vez que alguém, independentemente da sua origem ideológica, tenta nos tomar a liberdade, ela tenta nos atrasar, nos diminuir como coletivo, nos transformar em robôs controlados pelo medo.

O que assistimos estarrecidos nos últimos dias foi uma clara tentativa de nos roubarem o futuro, de nos fazerem voltar aos anos 60, mas só que dessa vez nós estávamos vigilantes, as instituições que nos representam não permitiram que isso acontecesse.

Somos um país rico, forte, produtor de grande parte da comida do planeta, com regras claras de mercado, industrializado, com uma história cultural representativa, com líderes respeitados mundo a fora.Então, senhores do passado, vocês não nos colocarão mais sobre um cabresto militar, não nos tornarão mais cordeiros indo para o abate, somos uma sociedade viva, que conhece seus direitos e reconhece seus inimigos.

Foi por pouco? Foi, mas esse pouco é o que nos faz pensar que ninguém toma mais esse País com um jipe, um cabo e um soldado. Somos um povo ordeiro, alegre e trabalhador, mas não nos tirem para bobo, quando a panela ferve, a gente sabe bem quem colocou comida lá dentro.

Democracia é o nosso caminho de crescimento, com acertos e desacertos, com riso e com lágrimas, com dias felizes e outros nem tanto, mas é o único caminho viável para o desenvolvimento social pleno. Se tu não gostas da democracia, tu não conheceste uma ditadura, ou tu não tens caráter e pensas que teus desejos podem sobrepor o de qualquer outra pessoa.

Salve a Democracia! Salve a Liberdade! Salve o povo brasileiro! Não nos meçam pela régua de vocês, ela é suja, cheira a mofo e a coturno sujo!

Comments