Voz interior: quando os colaboradores se tornam os melhores influenciadores

Por Beto Carvalho

No universo digital, onde a atenção é moeda rara, os influenciadores se tornaram peças-chave para marcas divulgarem seus produtos e serviços. Mas, e se a chave para uma comunicação autêntica estivesse dentro da própria empresa?

É comum vermos marcas investindo em parcerias com influenciadores externos, que, munidos de briefings detalhados, propagam mensagens cuidadosamente elaboradas. No entanto, essa relação, muitas vezes superficial com a marca, pode gerar percepção mais artificial para um público cada vez mais criterioso.

E os colaboradores? Aqueles que vivem a cultura da empresa, conhecem seus valores e utilizam seus produtos ou serviços diariamente? Eles são os influenciadores internos, uma mina de ouro ainda pouco explorada por muitas organizações.

Imagine um funcionário do setor de tecnologia compartilhando sua experiência com o novo software da empresa na sua rede social, ou um gerente de produto demonstrando com entusiasmo as funcionalidades que ele mesmo ajudou a desenvolver. Essa narrativa genuína, carregada de credibilidade, tem um poder de conexão incomparável.

Empoderar os colaboradores, oferecendo treinamento e suporte para que se tornem porta-vozes da marca, é investir em uma comunicação mais humana e transparente. Afinal, quem melhor para falar sobre os benefícios de um produto ou serviço do que quem o utiliza e acredita nele?

Não se trata de substituir os influenciadores externos - muitos deles com alta credibilidade e poder de influência - mas de complementar a estratégia com a força da autenticidade. Dar voz aos colaboradores é amplificar o alcance e a solidez da mensagem, construindo uma comunidade engajada em torno da marca. É a voz de dentro ecoando com força e verdade, conquistando a confiança do público e gerando resultados significativos à empresa.

 

Autor
Beto Carvalho é consultor, mentor e conselheiro Empresarial, escritor e palestrante. Executivo com mais de 25 anos de experiência diretiva em empresas nacionais e internacionais, foi recentemente diretor-executivo de Marketing do Grêmio, tendo sido eleito em três oportunidades, o melhor executivo de Marketing de Clubes do futebol brasileiro. Escritor, Beto Carvalho é autor dos livros A Azeitona da Empada (2007), A Cereja do Bolo (2009), Você é o Cara (2011) e Diferencie-se (2023).

Comments