ANJ e Fenaj se manifestam contra declarações de José Dirceu

Notícia é um dos destaques do Tambor da Aldeia, boletim eletrônico da ARI

O Tambor da Aldeia desta semana destaca as manifestações da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) em relação às declarações do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Em palestra na Bahia, Dirceu afirmou que "o problema do Brasil é o monopólio das grandes mídias, o excesso de liberdade e do direito de expressão e da imprensa".
Segundo a ANJ, a existência de mais de três mil jornais no país, sendo 500 diários, prova que não há concentração no setor de comunicação. A Fenaj, por outro lado, concorda que existe concentração na mídia, devido à falta de uma regulação adequada no Brasil, mas é um erro avaliar o cenário como de "excesso" de liberdade. O ex-ministro respondeu à má repercussão de seus comentários com publicação de nota em seu blog. Segundo Dirceu, suas declarações foram "completamente deturpadas e tiradas de contexto".
O boletim eletrônico da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) também destaca a crítica feita à imprensa pelo presidente Lula durante comício da candidata Dilma Rousseff (PT). Lula declarou que alguns jornais e revistas estariam atuando como "partidos políticos", e que a mídia só estaria atacando ele e a petista pelo fato de seu governo ser "democrata". Diversas entidades se manifestaram, entre elas a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), que considerou as afirmações de Lula "infelizes". Para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Lula prestou "um desservição à Constituição e ao Brasil".
Essas e outras notícias estão no Tambor da Aldeia. A ARI disponibiliza o e-mail [email protected] aos profissionais e estudantes da comunicação social que queiram enviar denúncias e sugestões de pauta envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista. O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, também apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. O boletim tem pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero.

Comentários